Nos últimos dias, a procura pelo exame de testagem rápida para a Covid-19 aumentou nas unidades de saúde do município. No entanto, nem todas as pessoas precisam passar pelo teste. É o que explica Adielma Nizarala, médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS).

De acordo com a médica, existem duas situações que indicam que o paciente precisa realizar o teste para identificação da presença ou não o coronavírus. “O indivíduo que teve contato com alguém sintomático ou confirmado para Covid-19 e o indivíduo sintomático respiratório. Esses são os pacientes que devem fazer a testagem. Em ambos os casos podemos fazer RT-PCR, teste de antígeno ou autoteste”, esclarece a infectologista.

A médica ressalta ainda a importância de observar os sintomas e o período de permanência desses indicadores. “O tempo ideal para realização dos testes é a fase aguda da doença, ou seja, até o sétimo dia de sintomas ou do contato. Estimamos um mínimo de três dias do início dos sintomas para realização dos restes, a fim de fugirmos dos resultados falsos negativos”, alertou.

Pontos de testagem – O procedimento de testagem é realizado através da coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o laudo sai em até 45 minutos. As pessoas que apresentarem resultado positivo serão atendidas por um médico, que vai passar as recomendações sobre como se preservar no período de isolamento e outras orientações. Se o cidadão apresentar sintomas mais graves, será avaliada a necessidade de encaminhamento para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou internamento hospitalar.

Atualmente Salvador conta com dois pontos exclusivos para testagem rápida, sendo um na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris e outro no pátio do Pronto Atendimento Maria da Conceição Imbassahy, no bairro do Pau Miúdo. São oferecidos diariamente 300 e 200 testes, respectivamente. O horário de funcionamento na unidade Barris é de segunda a domingo e da unidade Pau Miúdo, de segunda a sexta, ambas a partir das 8h.

O serviço também pode ser encontrado em mais de 40 postos de saúde espalhados pela cidade – são cerca de 50 exames oferecidos em cada unidade. A lista completa é atualizada diariamente e divulgada nas redes sociais da Prefeitura, veículos de comunicação e no site www.saude.salvador.ba.gov.br.