Por ser uma mucosa, o olho também pode servir de porta de entrada para o coronavírus. Por isso, é preciso ficar atento às recomendações dos profissionais de saúde em relação aos cuidados para evitar a infecção. Segundo a infectologista  Adielma Nizarala, que atua pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é preciso que as pessoas se preocupem com a correta higienização das mãos.

“A mucosa do olho pode absorver vírus e bactérias pelo contato. Com a Covid-19, por exemplo, se você toca a mão de outra pessoa ou uma superfície contaminada e leva essa mão ao olho para coçar, assim como ocorre com a boca e o nariz, você poderá acarrear o vírus para o seu organismo”, explica.

Diante desse risco, a principal orientação da especialista é não coçar ou passar a mão suja no olho. E, para quem usa lente de contato, a atenção deve ser ainda maior, pois as mãos devem estar corretamente higienizadas ao tirar e colocar o utensílio. “Se, ao usar a lente, a pessoa perceber que houve alguma inflamação, ela deve retirará-la e procurar um oftalmologista”, afirma Adielma.

Além dessas recomendações, a infectologista lembra que nenhuma substância deve ser utilizada nos olhos ou na lente de contato sem a devida recomendação de um especialista.

Óculos – A infecção por meio dos óculos não ocorre de forma direta, mas novamente pela manipulação do objeto com as mãos. Os óculos, então, devem ser higienizados com água e sabão neutro e, em seguida, é preciso secá-los com um lenço de papel macio. Oftalmologistas recomendam não esfregar o papel ao secar, apenas apertar suavemente na superfície molhada até enxugar e, se o lenço usado for de tecido, ele precisa ser lavado também após o uso.

É comum também que as lentes dos óculos fiquem embaçadas com o uso da máscara. Isso ocorre, segundo a Adielma, devido ao contato do ar quente que sai da boca com o ar frio que está na região dos olhos. A dica para evitar esse processo é prender a ponta da máscara ao nariz com uma fita micropore ou com um arame embutido na máscara. Para prender, as mãos precisam estar limpas para evitar a infecção.

Lavagem correta das mãos – O hábito de lavar as mãos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e demais viroses. Para lavar as mãos corretamente, é preciso primeiro umedecê-las, e em seguida passar uma quantidade de sabão na palma que seja suficiente para cobrir toda a superfície. Quem usa anel, deve retirá-lo antes. Após ensaboar toda a palma da mão, esfregando uma na outra com movimentos de vai e vem, é preciso atenção também às costas das mãos, os punhos, o espaço entre os dedos e o polegar.

A região das unhas também deve ser lavada, esfregando as pontas dos dedos na palma da outra mão com movimentos circulares. O procedimento total da lavagem, incluindo o ato de esfregar e de enxágue, deve durar cerca de 50 segundos. Se a torneira não for automática, é recomendado usar uma toalha de papel para fechá-la ou lavar também a torneira. O álcool em gel pode ser uma alternativa para a limpeza quando não houver outros meios à disposição.

TEXTO:SECOM