dengue1Saiu hoje o resultado do 2º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2009, realizado entre os dias 16 e 19 de março.


Índice de Infestação por Distrito Sanitário. Abril 2009


 Subúrbio Ferroviário

Centro Histórico

 Pau da Lima

 Liberdade

Barra/Rio Vermelho 

Brotas 

6,1%

4,4%

 4,3%

 3,9%

 3,6%

 3,6%

 Boca do Rio

Cabula/Beirú

São Caetano/
Valéria

 Itapuã

 Itapagipe

 Cajazeiras

3,1%

3,1%

 3%

 2,7%

2,5% 

 2,2%

De acordo com o relatório, Salvador registra um Índice de Infestação Predial (IIP) de 3,6%, ou seja, a casa 100 casas visitadas, em 3,6 foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue. O número indica uma redução de 0,2% em relação ao primeiro LIRAa realizado em janeiro. Os dados, levantados a partir de visitas domiciliares realizadas por agentes de endemias, permitem um diagnóstico da situação e subsidiam as ações da Secretaria Municipal da Saúde. 

Sobre o IIP por Subcoordenação foi constatado que houve queda em cinco Distritos Sanitários: Itapagipe, São Caetano/Valéria, Barra/Rio Vermelho, Cabula/Beirú e Cajazeiras. O Subúrbio Ferroviário continua sendo a Subcoordenação com o maior índice de IIP.  

Em relação aos depósitos preferenciais, Salvador continua apresentando tanques e tonéis como predominantes, representando 40,2%, seguido por vasos e pratos de plantas, com 23% e materiais inservíveis com 15,1%. Isso demonstra a necessidade de ações educativas para a conscientização da população quanto à presença dos depósitos nos domicílios. Foi observado, no entanto, um decréscimo da infestação em materiais inservíveis, que pode ser atribuído aos mutirões realizados no município no período de 02 a 13 de março.  

Em Salvador foram notificados até a 12ª Semana Epidemiológica 1.355 casos de dengue. Destes foram confirmados 161 casos de dengue tipo clássico, 12 do tipo hemorrágico e 27 com complicações. Três pessoas morreram. 

Unidades de hidratação

 Além das ações de prevenção, a SMS também vem ampliando o tratamento dado aos pacientes infectados pelo mosquito. Os soteropolitanos já podem contar com 4 unidades de hidratação instaladas em diferentes pontos da cidade. Ao todo são 56 leitos exclusivos para o tratamento da doença. Ainda esta semana o PA Dr. Hélio Machado, em Itapuã, contará com o serviço, somando mais 15 leitos. Outros 12 Centros de Saúde do Município são referências no atendimento a pacientes com dengue. Eles estão localizados em cada Distrito Sanitário da cidade.  

·    5º Centro de Saúde Clementino Fraga – Centenário
·    16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassay – Pau Miúdo
·    12º Centro de Saúde Alfredo Boureau – Boca do Rio
·    Praça da Revolução – Periperi
·    Centro de Saúde Dr. Hélio Machado – Itapuã