A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Distrito Sanitário do Centro Histórico, realizou nesta quinta-feira (24) o lançamento do Ponto da Cidadania no Aquidabã. A ação que integra a programação do Março Mulher, esteve direcionada para mulheres trans e travestis, além de população em situação de rua, que fazem uso de substâncias psicoativas na região.

A apresentação foi marcada por um dia de autocuidado, com serviços de maquiagem, penteado e manicure e distribuição de kits de higiene, além da oferta de uma estrutura com banheiro e chuveiro para atender as necessidades imediatas das pessoas em situação de rua. Para Maria José dos Santos, moradora do Aquidabã, além de um momento de lazer, a ação é uma oportunidade para poder tomar um banho e garantir roupa limpa. “Tudo é bom para a gente que não tem nada”, declarou.

De acordo com Francisco Cunha, coordenador do projeto, a escolha do território se deu a partir do levantamento realizado pelas equipes multidisciplinares do município, que detectaram uma grande concentração deste público na região. “Entendendo a importância da visibilidade destas pessoas, para que a gente diminua um pouco a violência que elas sofrem, a vulnerabilidade, porque segundo a Associação Nacional de Travestis e Mulheres Transexuais, a Bahia é o segundo estado com maior morte desse público”, explica. Ainda segundo Francisco, o objetivo da ação é promover o acesso a um espaço onde estas pessoas possam ser ouvidas, cuidadas e encaminhadas para unidades de saúde da rede.

A agente de redução de danos e mulher trans, Aylla Correia, refirma a importância do acolhimento deste público, que é vítima diária de discriminação e preconceito.“Eu vejo a luta delas, o sofrimento de cada uma, a homofobia dentro de casa […] a atividade que a gente teve aqui hoje foi uma oportunidade de ouvi-las”, disse Aylla.

Além das atividades de autocuidado e rodas de debate, o Ponto da Cidadania realizará encaminhamentos para os serviços de referência de saúde, assistência, justiça e orientação jurídica.