IDOSOS: vacinação contra Covid-19 é iniciada nesta terça-feira (02) em Salvador por faixa etária

Dois drive-thrus e duas unidades básicas de saúde funcionarão das 08 às 17h para imunização exclusiva desse público. Equipes volantes também realizarão a imunização domiciliar dos idosos acamados

A partir desta terça-feira (02), a Secretaria Municipal da Saúde iniciará a vacinação escalonada contra a Covid-19 dos idosos residentes de Salvador. Quatro pontos de imunização atenderão exclusivamente esse público: os drives-thrus do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, e no Atacadão em Fazenda Coutos; além das salas de vacina da Unidade de Saúde da Família Plataforma e também no 5º Centro.

A atenção especial ao Subúrbio Ferroviário acontece com base no grande contingente de idosos na região. A expectativa é imunizar cerca de 7,8 mil idosos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS), residentes na capital baiana.

Vacinação escalonada:

Terça-feira (02): 95 anos ou mais;
Quarta-feira (3): 94 anos
Quinta-feira (4): 93 anos;
Sexta-feira (5): 92 anos;
Sábado (6): 91 anos;
Domingo (7): 90 anos.

Vacina Express

Idosos com 90 anos ou mais, preferencialmente os acamados ou com dificuldade de locomoção, poderão solicitar a vacina domiciliar pelo site www.vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br, serviço online que já está disponível. As equipes volantes terão a capacidade de atender até 70 agendamentos domiciliares por dia, priorizando a tabela definida pelas idades.

Cadastro

Antes de comparecer aos locais de imunização é necessário que o idoso ou responsável verifique se o nome conta na lista disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Saúde. Caso não esteja, a atualização cadastral pode ser feita das seguintes formas: ou pelo portal Recadastramento SUS: www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br ou de forma presencial no 5º Centro de Saúde. Nesse último caso, o serviço pode ser feito pelo titular ou por algum responsável com a apresentação da carteira de identidade, CPF, RG e comprovante de residência. Caso o idoso esteja presente no ato do cadastramento já poderá receber a dose da vacina, de acordo com idade/data.

Ação nas Ilhas

Na quarta-feira (03), equipes volantes realizarão a vacina de idosos residentes nas Ilhas de Bom Jesus e Paramana. Já na quinta-feira (04), será a vez dos idosos de Ilha de Maré receberem a primeira dose do imunizante. A SMS já realizou um mapeamento prévio das localidades onde esses indivíduos residem para contemplar integralmente os moradores das ilhas vinculadas à Salvador com a vacinação domiciliar.

Idosos com comorbidades

Idosos que estejam neste momento apresentando qualquer doença aguda devem postergar o uso da vacina e consultar seu médico para serem liberados para imunização.