Os hospitais de campanha montados pela Prefeitura para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas ou confirmação laboratorial para o novo coronavírus, montados no Wet’n Wild, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), e no Itaigara Memorial, no Caminho das Árvores, atingiram a marca de 159 pessoas acolhidas. Desse total, 40 pacientes se recuperaram da infecção e já receberam alta médica.

Juntas, as unidades dispõem de 137 leitos, sendo 97 de UTI (todos equipados com respiradores) e 40 clínicos. Cerca de mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos, entre outros, atuam nos postos ininterruptamente em regime 24 horas. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, a iniciativa da gestão para implantar de forma ágil os postos de campanha foi fundamental para evitar o colapso da rede soteropolitana até aqui.

“Se tivéssemos apenas com a rede convencional instalada na cidade, seria impossível absorver a alta demanda de pacientes da Covid-19 da capital sem que houvesse o colapso do sistema. As medidas de isolamento social implantadas pela Prefeitura, aliadas com a expansão significativa dos equipamentos de assistência, têm garantido até o momento a normalidade no fluxo de acolhimento de indivíduos infectados no município”, destacou Prates.

Além da implantação dos hospitais de campanha da Paralela e Caminho das Árvores, a Prefeitura inaugura amanhã (26) mais uma unidade de emergência para atender pacientes com a Covid-19, no Hospital Sagrada Família. Além disso, ampliou o número de leitos contratualizados junto a unidades privadas e inaugurou, na última sexta-feira (22), o primeiro gripário instalado no estacionamento da UPA Barris, com 24 leitos.

TEXTO E IMAGEM: SECOM