Furdunço 2023: Módulo de saúde do Farol da Barra registra redução de 44% nas ocorrências

O módulo de saúde do Farol da Barra, administrado pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), registrou redução de 44% no número de atendimentos realizados durante o ‘Furdunço’, feste de pré-carnaval que aconteceu neste último domingo (12), em comparação com a mesma festa em 2020.

Este ano foram 53 atendimentos entre clínicos (49), cirúrgicos (3) e de buco-maxilo (1). Desse total, quatro pacientes necessitaram de transferência para continuidade do tratamento em ambiente hospitalar. Na última edição do Fundunço em 2020, o módulo assistencial acolheu 96 pacientes, sendo clínicos (80), cirúrgicos (11), ortopédicos (4) e enfermagem (1). A maioria dos atendimentos referiu-se à intoxicação alcoólica, cefaleia, desidratação e traumas diversos.

A vice-prefeita e secretária da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, comemorou a queda no volume de atendimentos e pontuou que os foliões estão curtindo com mais responsabilidade. “Após dois anos de festejos suspensos por conta da COVID, as ruas estão lotadas de foliões, e para garantir uma festa ainda mais segura seguimos com a prestação de serviço nos principais circuitos. Porém, o mais importante do que poder contar com o apoio da Saúde, é saber se cuidar para que nossos serviços não necessitem ser demandados. Mesmo com a estimativa de um milhão de pessoas nas ruas, tivemos redução no número de atendimentos, o que é positivo e pode significar também maior consciência da população sobre a importância de um carnaval de paz e com responsabilidade”, destacou.

O equipamento, localizado na Rua Professor Lemos de Brito, transversal entre a Marquês de Leão e Afonso Celso, conta com 20 leitos equipados com suporte avançado de vida e com equipes compostas por 18 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além dos demais servidores que atuam no fluxo administrativo do módulo. Uma ambulância do SAMU também está de prontidão para remoção imediata das ocorrências que necessitam de encaminhamento para unidades de retaguarda.

Habeas Copos e Pipoco – Para o evento do Pipoco, nesta terça-feira (14), o módulo estará atendendo aos foliões de 13h às 01h da quarta-feira (15). O equipamento de saúde também vai estar disponível para o desfile do bloco Habeas Copos, na quarta (15) a partir das 18h às 06h da manhã de quinta-feira (16).

14/02/2023 PIPOCO 13 às 1h
15/02/2023 HABEAS 18 às 6h