A partir das 09h, deste sábado (22), os foliões presentes no Carnaval de Salvador poderão realizar os testes rápidos para detecção dos vírus HIV, sífilis e hepatites B e C no posto do Projeto Fique Sabendo instalado na praça da Piedade, circuito Osmar. Na Barra, a estrutura ficará na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol, das 10h às 22h.

A estratégia do Fique Sabendo visa incentivar a detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), colaborando para quebrar a cadeia de transmissão no Carnaval. Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público interessado entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

Nestes pontos também haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos.

No carnaval de 2019, cerca de 3.000 pessoas fizeram os testes nas unidades que funcionaram durante a folia momesca. No total, 17 indivíduos tiveram resultados positivos para Hepatites, 26 para HIV e 206 para Sífilis.

Os pacientes reagentes para sífilis iniciaram o tratamento no próprio circuito da folia com a aplicação da primeira dose do antibiótico. Já os usuários com sorologia positiva para outras ISTs foram encaminhados para unidades de referência da Prefeitura de Salvador para tratamento gratuito integral.

Sexo seguro – Para incentivar a prática do sexo seguro no Carnaval de Salvador, a Prefeitura distribuirá cerca de três milhões preservativos durante a festa. As camisinhas estarão disponíveis nos 10 módulos situados nos circuitos oficiais, além dos dois postos do Fique Sabendo. A distribuição dos preservativos é gratuita, irrestrita e não há um quantitativo limite a ser retirado por pessoa.

Serviço:

Fique Sabendo Barra