Mais de 230 foliões buscaram voluntariamente os módulos do ‘Fique Sabendo’, em Salvador, para realizar testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) nesta segunda-feira (20). Ao todo, no quinto dia da folia, foram contabilizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) quase mil testes rápidos.

No balanço parcial dos quatro dias de funcionamento dos módulos, a Sífilis segue liderando os resultados positivos da testagem com 108 diagnósticos para a doença. Em seguida, o HIV (20), Hepatite C (6) e Hepatite B (5).

A vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, destacou o acolhimento desses profissionais. “Os nossos profissionais estão empenhados em realizar o acolhimento desse paciente que teve o resultado reagente para a doença, a fim de orientar da melhor forma possível. Aliada a estrutura do carnaval temos na nossa rede os Serviços de Atendimento Especializados, locais preparados para oferecer o tratamento necessário ao paciente diagnosticado”.

A médica infectologista, Adielma Nizarala explica que é importante acabar com a cadeia de transmissão da Sífilis. “A Sífilis lidera historicamente o número de pessoas acometidas com alguma infecção no Carnaval. É fundamental que após a detecção da infecção, o reagente aceite a medicação, que não impedirá de ter uma vida normal, inclusive, durante a folia. Será uma proteção individual e coletiva, em respeito ao próximo parceiro (a), aliado a isso, o uso do preservativo, distribuído gratuitamente nos nossos módulos deve ser indispensável”.
Nesta terça (21), último dia da folia na capital baiana, os módulos do ‘Fique Sabendo’ funcionam das 9h às 21h no Largo da Piedade, Circuito Osmar, e de 10h às 22h na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra, no Circuito Dodô. No local, além dos testes, são distribuídos preservativos e lubrificantes em gel.