Com o objetivo de evitar filas para vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desenvolveu a plataforma digital estratégica www.filometro.saude.salvador.ba.gov.br. Desde março, o site informa em tempo real a intensidade das filas em cada um dos postos de vacinação – drives-thru e pontos fixos.

 

Antes de se dirigir a um dos locais de imunização, a população deve conferir a situação da área. A ferramenta sinaliza se o ponto fixo ou drive está sem fila, com pouca fila; apresenta fila moderada ou intensa.

Neste momento, para aplicação da segunda dose da vacina da Oxford, os drives da USF San Matin III e Faculdade Universo – Salgado Filho estão sem fila, conforme é possível verificar na plataforma. Já o Centro de Convenções e Vila Militar (Dendezeiros) apresentam pouca fila para aplicação da segunda dose da Coronavac.

 

No caso dos pontos fixos, a USF Nova De Pituaçu não apresenta fila para segunda dose da vacina Oxford, enquanto a USF João Roma Filho e UBS Ramiro de Azevedo também apresentam a situação de pouca fila para aplicação da segunda dose da Coronavac e Oxford. Já os pontos de aplicação da primeira dose, apontam filas moderadas na manhã desta sexta-feira (21).
A ferramenta também traz a quantidade de pontos ativos e de vacinados do dia, bem como o status geral de filas e de cada espaço específico. É possível ver, ainda, o público-alvo atendido em cada local (se profissionais da saúde ou idosos) e quais doses estão sendo aplicadas (se a primeira ou de reforço).

Leo Prates, Secretário Municipal da Saúde, reforça a importância de a população conferir a situação dos pontos fixos e drives antes de comparecer aos locais. “Criamos uma plataforma capaz de informar previamente às pessoas a situação de todos os pontos, justamente para evitar filas longas. Pedimos a todos que antes de se dirigirem confiram atentamente qual dos pontos fixos ou drives estão em melhores condições para recebê-los, pois investimos esforços e trabalho para não vermos longas filas, que podem e devem ser evitadas. O que era possível fazer para organizar o fluxo da vacinação nós já fizemos, mas precisamos que a população colabore utilizando a ferramenta”.