Mais de 100 profissionais envolvidos, 20 leitos equipados com suporte avançado de vida e duas ambulâncias de prontidão para o transporte imediato de possíveis ocorrências com maior gravidade. Essa é a estrutura de saúde preparada pela Prefeitura de Salvador para atender soteropolitanos e turistas durante a maior festa de Réveillon do país.

O módulo assistencial – semelhante ao montado durante o carnaval – instalado para o Festival da Virada Salvador, na Boca do Rio, funcionará nos dias 28 a 30 de dezembro, das 18 às 06 horas, e no dia 31 das 19:00 às 07:00 horas. No dia 1º de janeiro de 2020, o funcionamento será das 15 às 03 horas.

As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, condutores, além dos demais profissionais que atuarão no fluxo administrativo do módulo. Outros 16 postos de urgência 24 horas do município (entre UPA’s e Pronto Atendimentos), a Emergência do Hospital Municipal e o SAMU 192 funcionarão todos os dias, ininterruptamente, servindo de retaguarda para as ocorrências de maior complexidade. O Pronto Atendimento Alfredo Bureau, no Marback, terá equipes reforçadas para servir de referência nos casos que demandarem avaliação com especialistas e/ou exames complementares.

No Festival da Virada 2018/2019, o módulo de saúde montado pela Prefeitura exclusivamente para festa realizou 714 atendimentos. As ocorrências clínicas como enjoo, intoxicação exógena e dor de cabeça foram responsáveis por 76% (541) dos atendimentos, seguido dos procedimentos cirúrgicos (65) e traumas ortopédicos (53).

Do total de atendimentos, apenas 22 pacientes necessitaram de transferência para unidades hospitalares para continuidade do tratamento, fato que confirma a resolutividade da estrutura instalada durante o festejo.