Garantir às pessoas que vivem em situação de rua o acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde. Esse é o objetivo da Feira de Saúde “Cuidados na Rua” que acontece nesta terça-feira (09), das 09h às 12h, no Largo dos Mares (em frente ao Hospital Santo Antônio).

A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Salvador, Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Obras Sociais Irmã Dulce – OSID e Projeto Axé.

Durante a mobilização serão oferecidas consultas médicas, atendimentos odontológicos, acompanhamento psicológico, testes rápidos pare detecção de infecções sexualmente transmissíveis, além de vacinação, aferição da pressão arterial e glicemia, distribuição de medicamentos e palestras educativas.

Os participantes também terão acesso a materiais de higiene pessoal, cestas básicas e a tomar banho num veículo adaptado exclusivamente para o projeto.

O local foi escolhido pela concentração de indivíduos em situação de rua. “É preciso vencer o preconceito e disseminar na sociedade que saúde é um direito de todos e, entre os profissionais, a necessidade da prestação do atendimento humanizado e com dignidade. É uma luta por direitos que tem como meta abrir o caminho para a inclusão dessas pessoas”, destacou a técnica de referência do consultório na rua da SMS, Sheila Trabuco.