Iniciativa contou com ações educativas focado na prevenção contra doenças

Na manhã da última quinta-feira (20) a Unidade de Saúde da Família (USF) San Martin III realizou uma Feira de Saúde para a comunidade do IAPI. A ação, que aconteceu no Condomínio Conjunto Residencial Salvador, contou com stands de orientação de saúde bucal, câncer de mama, dengue, além da aferição de glicemia capilar e pressão arterial e realização de testes rápidos de sífilis, hepatite B e HIV.

Para isso, uma equipe com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal (ACS), agentes comunitários de saúde (ACS) e de endemias (ACE), estudantes de medicina e enfermagem com seus preceptores participou da feira e atendeu cerca de 50 pessoas, realizando 57 testes rápido e 42 medições da pressão e diabetes.

De acordo com Itana Bonfim, gerente da USF, a feira teve como objetivo fortalecer ações educativas na saúde, com foco na prevenção. “Através do compartilhamento de informações podemos reforçar a ideia do acompanhamento de rotina nos postos, para diminuir o índice de problemas de saúde e, caso uma doença seja diagnosticada, aconteça o tratamento imediato”, afirma.