Encerrando as atividades do Março Mulher, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza mais uma Feira da Saúde na Praça do Imbuí, em Salvador, nesta quinta-feira (30), das 8h às 17h. Serão ofertados durante a ação os serviços de testagem rápida para detecção de Sífilis, HIV, Hepatite B e C, aferição de pressão arterial, da glicemia capilar, além de exame médico-clínico das mamas.

As mulheres que comparecerem ao mutirão também vão poder atualizar o esquema vacinal com a imunização da Tríplice viral, Hepatite B, DT e DTPA, que oferecem proteção contra doenças como a difteria, tétano, coqueluche, sarampo, caxumba e rubéola, e participar de uma roda de conversa com profissionais da saúde que terá como tema central a ‘Violência contra mulher’. O objetivo do debate é alertar as participantes por meio de uma escuta sensível e acolhedora, orientando-as de como identificar e denunciar abusos e agressões.

A Feira da Saúde vai contar ainda com um espaço dedicado à saúde bucal e palestras sobre amamentação, câncer de mama e cervico-uterino, tabagismo e tuberculose a apresentação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Além disso, serão distribuídos preservativos femininos e masculinos, lubrificantes e material educativo sobre prevenção do câncer de mama e do colo de útero.

“Estamos chegando ao final do mês de março com o coração aquecido com toda troca e adesão das mulheres nas ações que foram carinhosamente preparadas para elas. Além dos serviços de saúde e palestras que abordaram temas como autocuidado, prevenção dos cânceres de mama e colo do útero, promovemos importantes discussões sobre violência psicológica e sexual, empreendedorismo e empoderamento feminino. O saldo foi bastante positivo. Lembrando que o mês de março está se despedindo, mas precisamos reforçar que o cuidado e atenção à saúde continua durante todo o ano”, destacou a vice-prefeita e secretária da pasta, Ana Paula Matos.

Todos as ações e serviços ofertados pela Secretaria da Saúde de Salvador estão disponíveis no site www.saude.salvador.ba.gov.br e redes sociais da SMS (smssalvador).