Nesta sexta-feira (09), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove uma Feira de Saúde, em Cassange, das 8h às 16h. O evento organizado pelo Distrito Sanitário (DS) de Itapuã e faz parte do Plano Operativo Anual (POA, e conta com a participação de multiprofissionais do CAPS II Franco Basaglia e das Unidades de Saúde da Família Ceasa, Coração de Maria e Jardim Campo Verde que estarão reunidos na localidade para juntos atenderem a população. O interessado deve deslocar-se à Sociedade Espírita Deus é Amor (SEJA), localizada na Rua Alto do Girassol, nº 2008 – Cassange (ao lado do Centro de Reabilitação Pastor Roberto).

No evento estão sendo ofertados os seguintes serviços: aferição de Pressão arterial e glicemia, auxílio Brasil, Alimentação Saudável, Imunização, vitamina A, saúde bucal, saúde da População Negra, distribuição de Preservativos e atividade educativa IST’S, Teste Rápido, oficina de Turbantes e Tranças, mobilização Social – CCZ, vacinação antirrábica animal, Saúde Mental, Pré-natal e Planejamento Familiar, além de atendimento médico e preventivo (atendimentos previamente já agendados).

Cuidados com a saúde mental

Debater sobre suicido é uma problemática de saúde pública, por isso, com o objetivo de alerta, escuta, acolhimento e conscientização o Centro de Atenção Psicossocial realizará também duas Rodas de Conversa – uma pela manhã e outra à tarde – com a temática “Valorização da vida”, com estratégias de prevenção do suicídio por meio de rodas de diálogo com apoio da psicóloga Dinúbia de Araújo e a enfermeira Carolina Santos, ambas da equipe do CAPS II Franco Basaglia. Caso necessário, será ofertada escuta individual será feita ao público.
Aproveitando a campanha do setembro Amarelo para reforçar a importância para o cuidado a saúde mental, a coordenadora do Distrito Itapuã Erinalva França informa que haverá momento voltado para a saúde mental, onde serão abordados temas inerentes ao cuidado com a saúde mental, valorização da vida e prevenção ao suicídio.
A coordenadora enfatiza a importância da Feira de saúde para a população local: “ A Feira de Saúde em Cassange é uma das ações que está na POA Distrital. Por ser uma área de grandes vulnerabilidades e de difícil acesso a vários serviços públicos, incluindo a saúde, é que o Distrito Itapuã estará realizando esta grande ação neste território”, destaca.