Na Rede de Atenção à Saúde do município são ofertados diversos serviços voltados para o cuidado contínuo com a saúde da pessoa idosa

Neste mês de Outubro, quando no dia 01 se comemora o Dia Internacional e Nacional do Idoso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Campo Temático Saúde da Pessoa Idosa, enaltece a importância dos cuidados com a saúde da população na melhor idade. Para isso, foi realizado na segunda-feira (3), no Multicentro Carlos Gomes, uma atividade educativa, com o tema: “Envelhecer com mais Saúde”, que teve o objetivo de ofertar dicas de cuidados e informar os cidadãos sobre como envelhecer sem perder o sabor da vida.

A ação contou com a participação de dezenas de idosos assistidos pela rede municipal de saúde, por meio da qual são ofertados para esse público, os serviços de: consulta médica, odontológica e de enfermagem, marcação de consulta com especialista, vacinação, curativos, aferição de pressão, glicemia, aferição antropométrica, além de grupos de idosos. Os atendimentos ocorrem em todas as Unidades Básicas de Saúde, com sem Estratégia de Saúde da Família nos horários de 8:00 às 17:00 horas. Destacamos ainda que ao longo do mês de outubro os Distritos Sanitários de Pau da lima, Itapuã, Centro Histórico e Barra Rio Vermelho estarão realizando atividades coletivas e individuais de atendimento e educação em saúde em alusão ao Dia Internacional e Nacional do Idoso.

Segundo o Caderno de Atenção Básica Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, elaborado pelo Ministério da Saúde (MS), um grande risco nesta fase da vida é a queda, uma vez que cerca de 30% das pessoas idosas caem a cada ano. Essa taxa aumenta para 40% entre os idosos com mais de 80 anos e 50% entre os que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos. As mulheres tendem a cair mais que os homens até os 75 anos de idade, a partir dessa idade as frequências se igualam. Dos que caem, cerca de 2,5% requerem hospitalização e desses, apenas metade sobreviverá após um ano.

A Subcoordenadora do Campo Temático Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Vanessa Fonseca, orienta quanto à importância de manter o ambiente sempre bem iluminado para a prevenção de acidentes. “Algumas atitudes podem de garantir um ambiente mais seguro para esta fase importante da vida como retirar tapetes e outros obstáculos, manter escadas e áreas de circulação livres de móveis, fios, vasos, objetos de decoração, instalar corrimãos e barras de apoio, e manter os itens do dia-a-dia acessíveis”, sugere.

Além disso, é necessário ficar atentos aos cuidados, principalmente com pessoas acima de 85 anos pois, em sua maioria, apresentam características de fatores de risco como equilíbrio diminuído, alterações de marcha ou limitação funcional, com passos curtos, baixa aptidão física, fraqueza muscular, entre outros.
Nesse sentido, a adoção de intervenções que criam ambientes seguros e de apoio e promovem opções saudáveis são importantes em todos os estágios da vida e influenciarão o envelhecimento.