A Secretaria Municipal da Saúde, através da Diretoria de Vigilância à Saúde (DVIS) e a Coordenação do Centro de Controle de Zoonoses e o Setor de Educação e Mobilização Social- SEMOB-CCZ participa da Feira de Serviços, na Associação Comunitária Sol nascente localizada na Rua Heitor Costa Nunes, em Águas Claras, das 8h às 14h, nesta sexta-feira (31).
Atividades promovidas pelo SEMOB/CCZ na feira irão abordar temas que envolvem o controle de zoonoses, das arboviroses e de animais peçonhentos, através de orientações lúdicas, com a utilização de jogos, brincadeiras, artes, pintura e colagem. A iniciativa da SPMJ – idealizadora do Projeto Primeiros Passos, é voltada para a primeira infância, público da faixa etária de 0 a 5 anos para o desenvolvimento pleno para a criança, com a união de diversas pastas da gestão municipal, como o SEMOB/CCZ.
A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da saúde, Ana Paula Matos ressalta a relevância da atividade oportunizada por meio do envolvimento conjunto entre diversas frentes da Prefeitura.
“Estamos dando continuidade as diversas parcerias firmadas no Carnaval de 2023, reafirmando o propósito comum da gestão, que segue focada no desenvolvimento de ações intersetoriais para a prevenção e o enfrentamento de doenças e agravos de saúde pública. Educar em saúde é preparar essas crianças hoje para que se tornarem adultos com práticas conscientes no decorrer da vida”, comentou.
Segundo Péricles Pires Pereira Filho, chefe do Setor de Educação e Mobilização em Zoonoses do SEMOB/CCZ, as atividades de educação em saúde são essenciais na integração de projetos dessa natureza.
“Por isso, durante todo o ano promovemos ações como essa, de educação e mobilização em Zoonoses nas Escolas municipais e estaduais, Unidades de Saúde, Prefeituras -Bairro, dentre outras instituições, com o intuito de, cada vez mais, ampliarmos os espaços de orientações e informações para a população sobre a prevenção de doenças e agravos causados por vetores, a exemplo do mosquito Aedes aegypti, além de prevenção contra a leptospirose, raiva animal, esporotricose e acidentes provocados por animais peçonhentos”, reforça.