A principal novidade é primeiro Hospital Veterinário Público Municipal previsto para ser inaugurado ainda em 2020

Neste sábado, 14 de março, é comemorado o Dia Nacional dos Animais. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos bichinhos, sejam domésticos ou selvagens. Para orientar a população que possui animais quanto aos cuidados fundamentais, bem como em situações de risco, à Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, conta com um conjunto de ações e serviços gratuitos disponibilizados durante todo o ano, realizadas através da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (DIPA) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Mas a principal novidade é o primeiro Hospital Veterinário Público Municipal previsto para ser inaugurado ainda em 2020.
Pensar no posicionamento dos seres humanos perante o meio ambiente e a preservação dos diferentes biomas também são questões essenciais debatidas neste dia, além dos cuidados necessários que devem ser tomados durante todo o ano para preservar a saúde e o bem-estar dos animais. Pensando nestes fatores, a Prefeitura atua em diversas instancias, proporcionando gratuitamente serviços e ações em prol dos animais.
Serviços
A DIPA reRecolhimento e acolhimento de animais de grande porte em via pública com apoio e suporte da Transalvador.
Quando animais de grande porte são atropelados, caídos ou estão transitando em via pública, a DIPA com o apoios e suporte da Transalvador, realiza o resgate e o tratamento desses animais (cavalos, jumentos, burros, porcos e bois). Em situações de maus tratos, a DIPA faz a avaliação em cães e gatos, das condições gerais do ambiente a que o animal está submetido, além de orientações sobre cuidados, guarda responsável, e emissão de relatório para encaminhamentos quando necessário. O CCZ realiza a prevenção da raiva animal, através da vacinação anti-rábica, dispostas gratuitamente em postos instalados nas Unidades de Saúde.
Já o controle da população de cães e gatos é realizado através da castração, serviço disponibilizado pela DIPA, sem custos, através de clínicas conveniadas. Para ampliar este tipo de atendimento, o serviço itinerante de castração animal, conhecido como Castramóvel, percorre diversas regiões da cidade, previamente anunciadas, e cada pessoa tem direito à castração de três animais por mês.
Além disto, uma nova sede da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal está sendo construída ao lado da sede do CCZ, na Rua do Mocambo, s/n, – Trobogy, com uma infraestrutura ampla para atendimento aos animais e seus protetores. A DIPA realiza ainda importantes serviços de orientações, acompanhamento e encaminhamentos necessários ao cuidado dos animais.

Hospital Veterinário Municipal
A Secretaria Municipal da Saúde, publicou recentemente no Diário Oficial do Município, o aviso de convocação para cotação de preço para contratação de empresa especializada para implantação, operacionalização e gerenciamento do primeiro Hospital Público Veterinário da capital baiana, previsto para ser inaugurado ainda este ano, resultado do empenho conjunto do Secretário Municipal da Saúde, Leo Prates, junto às entidades e protetores e outros políticos que atuam pela causa animal em Salvador. “Trata-se de uma conquista que nos deixa extremamente felizes, pois através de empenho conjunto poderemos ofertar de forma gratuita todo o cuidado e atendimentos de saúde para a população animal, com o respeito, dignidade e carinho que merecem, um marco na gestão do prefeito ACM Neto, que insere o cuidado com os animais no legado que nos deixará”, declarou Prates.