Visando a segurança da população no dia de Finados, a Prefeitura, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, já iniciou nesta semana a aplicação de inseticida contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya nos cemitérios da cidade. A medida visa reduzir os riscos de proliferação do Aedes neste período, que coincide com a chegada do verão, quando os riscos de contaminação aumentam.

As unidades do Campo santo, Municipal de brotas, Municipal de Itapuã, e o Cemitério dos Ingleses, já receberam a visita de equipes do CCZ. Já os cemitérios da Ordem de São Francisco, Ordem 3ª do Carmo, e Quintas dos Lázaro, terão ações de inspeção nesta quarta-feira (20). As estruturas do cemitério, normalmente, atraem os mosquitos, por isso O CCZ intensifica a prevenção de possíveis proliferações, especialmente nesse momento de crise sanitária, quando os cuidados preventivos devem ser redobrados.

A coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, destaca que todas as unidades de Salvador, públicos ou privados, serão detalhadamente inspecionadas. “Estamos preparando os cemitérios para receber o grande público que comparece para homenagear seus entes queridos, o trabalho consiste em inspecionar detalhadamente cada unidade, e procedemos com aplicação espacial de inseticida, para que as pessoas estejam mais seguras ao visitarem os cemitérios”, explica.