Proporcionar às mulheres um momento especial, com a oferta de inúmeros serviços gratuitos de promoção da saúde (física e mental) e de prevenção de doenças. Este é o objetivo do Dia D do Março Mulher promovido neste sábado (18), das 08 às 16h, pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador em cerca de 100 postos espalhados por toda a cidade.

A mobilização faz parte do conjunto de ações do mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08). Serão ofertadas consulta com médico clínico, exame preventivo, testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); vacinação para atualização da caderneta; marcação de mamografias e ultrassonografias (USG) para o rastreio precoce de câncer de mama e colo do útero, respectivamente, e distribuição de preservativo. As mulheres também vão contar com atividades educativas, palestras e rodas de conversa sobre temáticas ligadas à saúde feminina. Para acessar os serviços basta apresentar o RG e Cartão Sus.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca o foco das atividades. “O mês de março é conhecido mundialmente como o mês das mulheres, mais uma oportunidade para reforçar as ações voltadas para o público feminino. Promoveremos esse Dia D no sábado para oportunizar o autocuidado, principalmente àquelas mulheres que trabalham durante toda a semana ou precisam cuidar da casa ou dos filhos e, com isso, encontram dificuldade de manter uma regularidade no cuidado com a própria saúde. Oferecemos uma variedade de serviços, desde exames preventivos até consultas, além de informações importantes sobre prevenção de doenças, o que pode ajudar a aumentar a conscientização sobre questões de saúde. Outra vantagem desse ‘grande encontro’ é proporcionar que as mulheres se conectem com outras mulheres e compartilhem experiências, isso ajuda a construir redes de apoio e solidariedade entre as tantas questões hoje enfrentadas por nós mulheres”, detalhou a gestora.

A lista das unidades que estarão disponíveis no sábado (18) está disponível no site https://www.saude.salvador.ba.gov.br/.

WhatsApp Image 2023-03-17 at 10.59.19 (1)

WhatsApp Image 2023-03-17 at 10.59.05

WhatsApp Image 2023-03-17 at 10.59.16

WhatsApp Image 2023-03-17 at 10.59.04