WhatsApp Image 2023-03-18 at 09.26.06 (1)Era pouco mais de 7h da manhã quando a vice- perfeita e titular da saúde, Ana Paula Matos, deu o pontapé inicial ao acompanhamento do dia D da Campanha Março Mulher, promovida pela Prefeitura, neste sábado (18). Começando uma série de visitas em cerca de 100 unidades contempladas, foi na UBS Dr. Péricles Esteves Cardoso , localizada na Rua Prof. Artur Mendes de Aguiar, no Barbalho, que a gestora abriu o dia especial, convidando as soteropolitanas para cuidarem do seu bem mais precioso: a saúde.

A unidade foi uma das cerca de 100, distribuídas nós doze Distritos Sanitários de Salvador, que estiveram de portas abertas para receber o público feminino, que participou de uma série de atividades especiais e acessou a diversos serviços de saúde por demanda espontânea.

A titular da SMS celebrou a notável adesão das mulheres soteropolitanas à Campanha. “O dia D da Mulher é realizado para fortalecer o autocuidado e a rede de apoio, pois temos também rodas de conversas dentre as atividades, e sobretudo, facilitar o acesso à saúde, através de consultas médicas, oportunidade de fazer o exame preventivo, agendamento de mamografia, ultrassom, testes de ISTs ( infecções sexualmente transmissíveis), receber preservativos, materiais informativos, além de promover orientações acerca dos serviços da rede SUS em Salvador. Fico muito feliz em ver as mulheres participando da campanha”, declarou Ana Paula Matos.

A gestora destacou, ainda, a parceria com outras secretárias, a exemplo da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), que esteve representada na abertura do dia Dia D pela titular da pasta, Fernanda Lordêlo. “A SMPJ também segue atuando na campanha, promovendo trabalho com as mulheres, abordando a perspectiva da não violência, dos meios legais de acolhimento e proteção do município que podem e devem ser procurados, além da autonomia social. Queremos fortalecer essa rede”, acrescenta. Ela salientou também que a vacinação contra a Covid-19 faz parte da campanha, já que os postos disponibilizam também as vacinas para mães e seus filhos, afim de atualizarem seus cartões vacinais.

“Para além do dia D da mulher, nossos profissionais da Saúde, os quais agradeço imensamente, estão trabalhando também no mutirão da vacina bivalente, sendo que no 5 Centro de Saúde a vacinação ocorre no ponto fixo e no drive truh, temos drives no Atacarejo de Fazenda Coutos, bem como em outros pontos de grande circulação popular, como na Ferreira Costa e shoppings Barra e Bela Vista. Mulheres, contem conosco, nessas mais de 100 unidades que estão de braços abertos para lhe acolher e abraçar. Com certeza tem uma unidade pertinho de você aberta especialmente hoje para lhe receber”, reiterou Ana Paula.

WhatsApp Image 2023-03-18 at 09.26.06 (1)