A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, em parceria com o Instituto Provida, intensificou neste mês os atendimentos e atividades dedicadas à prevenção das infecções sexualmente transmissíveis nas unidades das Ilhas de Paramana, Maré e Bom Jesus dos Passos. Para além disso, foram promovidas discussão entre as equipes e atividades de mobilização pelas comunidades.

Em Ilha de Maré foram reforçados os atendimentos às pessoas que tem maior dificuldade em acessar os serviços durante a semana, com o funcionamento da USF no sábado. Na oportunidade foram realizados testes rápidos para HIV e sífilis, orientações e outros serviços como a atualização do cadastro para auxílio Brasil, do Governo Federal.

Outra atividade de ilha de Maré foi o Grupo Pé na Areia, na comunidade de Itamoabo, em alusão ao dezembro vermelho, com objetivo de conscientizar sobre a prevenção do HIV/AIDS. A equipe multidisciplinar realizou consultas, testes rápidos, distribuição de preservativos, educação sexual e alongamentos dinâmicos.

Em Paramana, os profissionais tiveram um momento educativo de troca de conhecimentos, conduzido pelo enfermeiro Marcos Cruz. Nele, foram abordados a prevenção, o diagnóstico e o tratamento para HIV/AIDS. Além disso, foi discutido sobre sigilo e privacidade das pessoas garantidos pelo compromisso ético profissional.

O titular da pasta, Decio Martins, destaca a importância de atividades educativas e preventivas: “É sempre importante conscientizar as pessoas para a prevenção e também fornecer os serviços necessários aos cuidados. Estamos finalizando a campanha do Dezembro Vermelho nas ilhas com sucesso, mas os serviços seguirão sendo ofertados aos usuários nas nossas unidades de saúde ao longo de todo ano. É importante que os pacientes tenham consciência do autocuidado”, orienta o secretário.

Em Bom Jesus dos Passos, houve grande mobilização nas ruas da comunidade. Na oportunidade, foram ofertadas informações qualificadas principalmente sobre prevenção às infecções transmissíveis sexualmente e por via sanguínea, com ênfase para AIDS.

De acordo com Jaina Rios, diretora do Provida e responsável pelos serviços de saúde das Ilhas, as ações ocorrem continuamente nas comunidades de mais difícil acesso. “A nossa equipe se empenha em acolher as comunidades das ilhas para que tenham cada vez mais um acolhimento qualificado e humanizado”, declara.