NOTÍCIAS
44ª Reunião do Comitê CIEVS discute Febre Chinkungunya
O Comitê do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância Epidemiológica (CIEVS), instituído através da portaria municipal 028/12 com a finalidade de implementar e acompanhar as ações relativas ao Regulamento Sanitário Internacional (2005) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), realizou em 02/10 a 44ª reunião do comitê CIEVS em caráter ampliado para discutir a Febre do Chinkungunya com a participação dos integrantes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Distritos Sanitários, Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Ambiental e integrantes do CIEVS.

Durante a reunião, foram apresentados os principais aspectos clínicos da doença, a situação epidemiológica do Estado da Bahia e de Salvador, estratégias para o bloqueio dos mosquitos transmissores( Aedes aegypti e Aedes albopictus) e fluxo da notificação da doença.

A Febre Chikungunya é uma doença causada por um vírus do gênero Alphavirus transmitida por mosquitos do gênero Aedes. O Aedes aegypti e o Aedes albopictus são os principais vetores. A doença pode manifestar-se clinicamente de três formas: aguda, subaguda e crônica.

Na fase aguda os sintomas aparecem de forma brusca e compreendem febre alta, dores articulares (artralgia) (predominantemente nas extremidades e nas grandes articulações), cefaleia e dores musculares (mialgia). Também é frequente a ocorrência de exantema maculopapular. O período médio de incubação da doença é de três a sete dias (podendo variar de 1 a 12 dias). Os sintomas costumam persistir por 7 a 10 dias, mas a dor nas articulações pode durar meses ou anos e, em certos casos, converter-se em uma dor crônica incapacitante para algumas pessoas. A doença tem transmissão autóctone na África e Ásia e, a partir do final de 2013, em diversos países e regiões do Caribe, Haiti, Guiana, Guiana Francesa e Porto Rico e na Bahia, casos autóctones já foram confirmados até o momento nos municípios de Feira de Santana e Riachão do Jacuípe.

A Secretaria de Saúde de Salvador, através da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica/CIEVS, em consonância com as recomendações da Secretaria de Vigilância em Saúde/ SVS do Ministério da Saúde/MS: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/preparacao_resposta_virus_chikungunya_brasil.pdf reforça a necessidade da rede assistencial de saúde estar Alerta aos casos com os sinais e sintomas da doença e do possível aparecimento de casos suspeitos de Chikungunya a fim de obter diagnóstico precoce e evitar a disseminação da doença, assim como possibilitar o desencadeamento das ações necessárias de investigação epidemiológica e controle vetorial de forma oportuna. 
Download de Informes
Informes Download
Classificação no Manejo da Chikungunya Download
Guia de Manejo Clínico da Febre de Chikungunya Download
Plano de Contigência da Chikungunya Download
Preparação e Resposta do vírus da Chikungunya Download
Procedimentos a serem adotados para a vigilância da Febre do Chikungunya no Brasil Download


Comitê CIEVS





Voltar Subir

Comitê Municipal
Boletins Epdemiológico