banner-orientacao-prevencao

A dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução benigna na forma clássica, e grave quando se apresenta na forma hemorrágica. A dengue é, hoje, a mais importante arbovirose (doença transmitida por mosquitos) que afeta o homem e constitui-se em sério problema de saúde pública no mundo, especialmente nos países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal mosquito vetor.

Sinais e Sintomas

A infecção por dengue pode ser assintomática ou causar doença cujo espectro inclui desde formas com poucos sintomas até quadros graves com choque com ou sem hemorragia, podendo evoluir para o óbito.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Nessa fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris.

No período de diminuição ou desaparecimento da febre, geralmente entre o 3º e 7º dia da doença alguns casos irão evoluir para a recuperação e cura da doença, porém outros podem apresentar sinais de alarme, evoluindo para forma graves da doença.

É todo caso de dengue que, no período de redução da febre e apresenta um ou mais dos seguintes sinais de alarme. A forma grave da doença inclui:

  • Dor abdominal intensa e contínua, ou dor a palpação do abdômen;
  • Vômitos persistentes;
  • Acumulação de líquidos (no abdômen, nos pulmões, no coração);
  • Sangramento de mucosas ;
  • Moleza no corpo ou irritabilidade;
  • Hipotensão postural (Lipotímia), a pessoa fica tonta ao se levantar;
  • Hepatomegalia(crescimento do fígado)maior do que 2 cm ;
  • Aumento progressivo do hematócrito (detectável no exame de sangue).

Transmissão

A transmissão se faz pela picada dos mosquitos Aedes aegypti, no ciclo ser humano – Ae. aegypti – ser humano. Quando o vírus da dengue circulante no sangue de uma pessoa em viremia (geralmente um dia antes do aparecimento da febre até o sexto dia da doença) é ingerido pela fêmea do mosquito durante o repasto, o vírus infecta o mosquito e após um período de oito a doze dias de incubação, pode ser transmitido para outras pessoas durante futuros repastos (alimentações). O mosquito permanece infectado por toda a vida (6 a 8 semanas).

O período de incubação no homem varia de 4 a 10 dias, sendo em média de 5 a 6 dias. Após este período surgem os sintomas da doença.

Diagnóstico e Tratamento

Exames

Exames de sangue que incluem Hematócrito, contagem de plaquetas e dosagem de albumina são os mais importantes para o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes com dengue, especialmente os que apresentarem sinais de alarme (Entre o 3º e 7º dia de doença: sangramentos no nariz e/ou gengivas, dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, letargia, sonolência ou irritabilidade, hipotensão e tontura), sangramento, e para pacientes em situações especiais, como criança, gestante, idoso (>65 anos), portadores de hipertensão arterial, diabetes melitus, asma brônquica, alergias, doenças hematológicas ou renais crônicas, doença grave do sistema cardiovascular, doença ácido-péptica ou doença autoimune.

Exames específicos podem ser realizados para identificar qual o vírus que está causando a doença ou para saber se a pessoa teve contato com o vírus. As técnicas são variadas, as mais empregadas são: NS1 e sorologia IgM . As amostras para cada exame são colhidas em diferentes fases da doença.

Prevenção e Controle

Não existem medidas de controle específicas direcionadas ao homem, uma vez que não se dispõe de nenhuma vacina ou drogas antivirais. Atualmente, o único elo vulnerável da cadeia epidemiológica do dengue é o mosquito. Assim, o controle está centrado na redução da densidade vetorial, como por exemplo, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia quando os mosquitos são mais ativos proporciona alguma proteção às picadas dos vetores da dengue e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes podem ser aplicados na pele exposta ou nas roupas. Os repelentes devem conter DEET, IR3535 ou Icaridin (orientação do Ministério da Saúde). Os repelentes devem ser utilizados em estrita conformidade com as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).

Para redução das picadas por mosquitos em ambientes fechados, recomenda-se o uso de inseticidas doméstico em aerossol, espiral ou vaporizador. Instalação de estruturas de proteção no domicílio como tela em janelas e portas também podem reduzir as picadas.

Notificação dos Casos

A dengue é uma doença de notificação compulsória, conforme estabelecido na Portaria 104 de 2011. Todo caso suspeito deve ser notificado utilizando a ficha de notificação do Sinan. Solicite que no caso de suspeita de dengue seu caso seja notificado.

Perguntas e Respostas

Quando ocorre a Dengue Hemorrágica?

Geralmente, quando a pessoa é infectada uma segunda vez por um tipo de vírus diferente. Contudo, muitas pessoas, principalmente crianças, idosos e pessoas com doenças de base (hipertensão, diabetes, anemia falciforme), podem apresentar a forma grave na primeira infecção.

Quanto tempo depois de ser picado aparece a doença?

Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo em média de 5 a 6 dias.

Quem pegou dengue a primeira vez pode contrair outras vezes?

Sim. Como existem 4 sorotipos do vírus da dengue, um individuo pode contrair dengue quatro vezes.

Caso identifique algum estabelecimento ou imóvel com foco de dengue, a quem denunciar?

À Secretaria Municipal de Saúde, através dos telefones 160 ou 156.

Que providencias tomar em caso de focos de dengue em locais fechados ou abandonados?

Buscar informações sobre o proprietário e ligar para  160 ou 156 para repassar a informação.

Falam muito da inserção do sorotipo 4 em nossa região, qual o risco que oferece a população?

Grande risco de ocorrência de surtos ou epidemia de dengue pois, a população de Salvador está suscetível a contrair este sorotipo que nunca havia circulado  na cidade.

O mosquito da dengue pode se reproduzir em água poluída?

Depende do nível da poluição. Em águas com grande quantidade de detritos orgânicos como as dos canais de esgoto, não ocorre a reprodução do Aedes aegypti.

O mosquito da dengue pode transmitir outras doenças?

Sim. O Aedes aegypti também é o transmissor da febre amarela.

Tanto o mosquito macho quanto a fêmea transmitem a dengue?

Não. Apenas a fêmea do Aedes aegypti é capaz de transmitir a doença, devido à sua alimentação hematófaga (se alimenta de sangue). E, ao picar um indivíduo para sugar-lhe o sangue, se a fêmea estiver infectada pelo vírus, repassará para o indivíduo.

A muriçoca pode transmitir a dengue?

Não.

Utilizar água com ovos ou larvas pode ser contaminado com a dengue?

Não. A doença só ocorrerá se o vírus da dengue for repassado para a corrente sanguínea do individuo,  através da picada da fêmea do Aedes aegypti.

O contato com outra pessoa com dengue pode transmitir a doença?

Não. O vírus só é repassado para o indivíduo através da picada da fêmea do Aedes aegypti infectada.

A dengue é uma doença que pode matar?

Sim. Em alguns indivíduos a dengue pode evoluir para uma forma mais grave, a febre hemorrágica, que poderá levar o indivíduo a óbito.

Quantos tipos de vírus da dengue existe e qual oferece maior risco de morte?

Existe um só tipo de vírus, que pode se apresentar de quatro formas, que são denominadas  sorotipos, DEN- 1, DENV 2, DENV 3, DENV 4.

Qual a situação do município de Salvador em relação a dengue?

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, Salvador , atualmente, está classificado como município de médio risco para ocorrência de epidemia de dengue, uma vez que, o último levantamento da infestação pelo Aedes aegypti, realizado no período de 30/10 a 04/11/11, registrou uma infestação de 3,5%.

O que faço com as plantas que acumulam água?

Deve-se retirar toda água da planta, emborcando-a para baixo. Caso a planta seja muito grande, retirar a água acumulada através de esguichos com uma mangueira.

Existe vacina contra a dengue?

Sim. Contudo, ainda estão sendo realizados testes, e a previsão para ser utilizada pela população, é de cerca de 5 anos.

Susceptíveis a contrair dengue?

Não. A presença do mosquito Aedes aegypti está condicionada à existência de criadouros com água parada, e não às questões de  pobreza.

Qual o tempo de vida de um mosquito da dengue?

Entre 30 a 45 dias.

O que fazer caso em caso de evidências de sintomas da dengue?

Beber muito líquido, fazer  repouso e procurar uma unidade de saúde.

Informativos e Documentações

Links Relacionados