A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador esclarece que, corrigindo a informação divulgada anteriormente, identificou no sistema 21 grávidas que se vacinaram, pontualmente no dia 07 de maio, com a dose da Oxford/Astrazeneca do total de 167 gestantes que se vacinaram no mesmo dia.

Porém, naquela data, ainda não havia notificação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendendo a aplicação da fabricante para este grupo, o que ocorreu apenas nesta última segunda (10).

Para que exista um acompanhamento mais rigoroso dos casos, a SMS orienta que as gestantes que receberam outro imunizante, que não Pfizer, devem procurar de imediato a Secretaria e relatar os sintomas adversos através do site reacoesadversascovid.saude.salvador.ba.gov.br/.

Vale salientar que para evitar ocorrido similar, a Secretaria Municipal da Saúde esclarece que as gestantes têm desde o dia 08 de maior, por determinação do Secretário de Saúde, pontos exclusivos de vacinação em Salvador apenas com aplicação do imunizante Pfizer. A Secretaria da Saúde orienta que gestantes, puérperas e lactantes com comorbidades, antes de se dirigirem aos locais para vacinação solicitem recomendação dos seus médicos quanto á imunização.