Confira o passo a passo para a inclusão desse grupo prioritário na vacinação da Covid-19

O cadastramento para vacinação contra a Covid-19 de crianças com idade entre seis meses e dois anos com comorbidade começou nesta segunda-feira (28). A medida foi implementada após uma reunião de alinhamento realizada entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), representadas pelo titular da saúde – Decio Martins, e Dr. Otávio Marambaia – presidente do Cremeb, a Prefeitura de Salvador, conforme a recomendação do Ministério da Saúde (SMS).

A lista subsidiará a pasta no planejamento da imunização desse grupo, que será iniciada logo após a etapa do cadastramento, em data ainda a ser divulgada. Para isso, a SMS disponibilizou o site www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br, restrito ao médico (a) que utilizará o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.

“É o primeiro passo para iniciar mais uma etapa importante da vacinação. Estamos aproveitando todas as ferramentas exitosas para garantir rapidez e segurança aos novos grupos prioritários, pois a mesma deverá ser utilizada pelos médicos, que atestarão a comorbidade dos seus pacientes para que os mesmos se tornem aptos à vacinação. Agradeço ao Dr. Otávio Miranda pela parceria de sempre em prol da vacinação dos soteropolitanos e vamos para mais uma etapa”, declarou Martins.
Confira o passo a passo:

1- O responsável pelo portador da comorbidade com a idade entre 6 meses e 2 anos deverá procurar o médico que acompanha o bebê – tanto da rede pública quanto da rede privava;
2- O médico fará a avaliação do paciente e verificará se o mesmo está dentro das comorbidades e deficiências elencadas pelo Plano Nacional de Imunização;
3- Caso esteja elegível, o médico incluirá o nome do paciente na lista de habilitados para campanha de vacinação contra Covid-19 através do portal www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br;
4- Quando a vacinação do grupo estiver aberta, importante destacar que antes de se dirigir ao ponto de imunização o paciente deverá conferir o nome cadastrado no site da SMS.