Dando continuidade às ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, os agentes de combate às endemias intensificam as inspeções em bueiros e possíveis pontos de focos nos estabelecimentos, praças e ruas localizados nos circuitos do Carnaval.

As atividades das equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também realizam o combate à leptospirose e agravos relacionados. Aliado a isso, há distribuição de informativos com dicas e medidas de prevenção ao mosquito transmissor de arboviroses (dengue, zika vírus e chikungunya).

De acordo com Andrea Salvador, coordenadora do CCZ, o clima do verão, com sol forte e chuvas espaçadas, propicia o rápido desenvolvimento dos vetores de transmissão e em espaços com grande volume de circulação de pessoas, sendo necessário desenvolver um trabalho mais intenso para erradicar os focos do mosquito.

Aliado a isso, foram disponibilizados nos módulos assistenciais de saúde, testes rápidos para detecção de arboviroses para aqueles pacientes que apresentarem sintomas compatíveis com as doenças relacionadas. Até a manhã desta terça-feira (25), registrou-se a realização de 29 exames, nos circuitos do carnaval.

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses também serão acionadas para realização do bloqueio vetorial no entorno da localidade de residência do paciente acometido por uma das patologias.