Participantes receberam kits com produtos para a proteção da pele e prevenção de lesões

Em alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo, comemorado em 13/06, e ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, celebrado em 19/06, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta segunda-feira (20), uma roda de conversa conjunta com portadores de Albinismo e Anemia Falciforme, na comunidade de Bananeiras, na Ilha de Maré.

O bate-papo aconteceu através de uma dinâmica lúdica, com o objetivo de incentivar o autocuidado reafirmar a importância de seguir o acompanhamento regular das condições de saúde. Com maior parte dos moradores da comunidade é composta por pessoas pretas e pardas, a Ilha de Maré possui grupos que são alvo de cuidados no combate a doenças mais prevalentes nesse público e que permanecem sob constante monitoramento das equipes de saúde, além de constante observação quanto a possíveis novos casos diagnosticados de anemia falciforme.

Dezenas de participantes receberam lanche e uma sessão de cuidados com a beleza das mãos, e entrega de kits para maior proteção da pele: com 02 protetores labiais, 01 protetor solar e 01 repelente. A população recebeu, ainda, vacinação contra a Covid-19. A ação foi desenvolvida pela equipe de saúde da USF Ilha de Maré e mediada pela enfermeira Maristela Menezes e pelo médico Alberto Eloi, com a participação das Agentes Comunitárias de Saúde.