A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) prossegue com ação especial de combate e prevenção ao Aedes na capital baiana, neste sábado (27).

Desta vez, acontecerá das 08h às 12h, Vila Ruy Barbosa, Pirajá, Periperi, Boca do Rio, Armação, Mussurunga, São Gonçalo do Retiro, Jardim Santo Inácio, Sete de Abril, Trobogy, Jardim Nova Esperança e Vila Canária. Serão realizados o bloqueio de transmissão focal e espacial do mosquito com aplicação de inseticida, além do levantamento de rumores em diálogo com a população.

A secretária da Saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, destaca a importância da interação entre o CCZ e a população. “Estamos fechando mais um mês de empenho visando garantir uma cidade mais segura e prevenida. Em casos de presenciar focos, o soteropolitano pode ligar no 156 e acionar uma inspeção do CCZ. Para além disso, como prevenção, pode auxiliar evitando deixar recipientes destampados que possam gerar acúmulo de água, pois são responsáveis por 90% dos potenciais criadouros do mosquito”, salienta Ana Paula.

De acordo com Isolina Miguez, coordenadora do CCZ, a ação especial é fundamental para intensificar a prevenção e controle das Zoonoses na cidade, além das mobilizações diárias feitas pelos agentes nas diversas localidades. “A atividade aos sábados é necessária, pois há maior possibilidade de encontrar os munícipes e realizar inspeção e fazer a ação educativa. Estamos há mais de um mês intensificando as ações aos sábados e aproveitamos para solicitar à população união neste momento de aumento de casos”, declara.

A coordenadora destaca também a importância do apoio dos soteropolitanos no combate às arboviroses; “É importante a população ficar atenta em suas residências, pois o período é propício à proliferação de mosquitos. É necessário inspecionar seus domicílios e evitar recipientes que possam acumular água e se transformarem em criadouros de mosquitos”, reforça Isolina.