Depois de realizar o curso Boas Práticas para Manipulação de Alimentos voltado às baianas de acarajé, comerciantes de mingau e barraqueiros (as), na segunda-feira (30), é a vez dos comerciantes de Balcão (serviço temporário que será realizado em uma estrutura física fixa) que irão atuar no Carnaval de Salvador receber a qualificação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância da Saúde (Dvis), Vigilância Sanitária (Visa) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Vigilância em Saúde Ambiental do Município (VISAMB).

A qualificação gratuita acontece na segunda – feira (30), com duas turmas, às 09h00, e às 14h, no auditório da Faculdade Dom Pedro II, localizada na Avenida Estados Unidos, 20, Comércio. As inscrições ainda podem ser efetuadas por meio dos links: https://forms.gle/i3oAjd7d7Pgbx2GA7, https://forms.gle/s51xfYapcHm9k16H8. São oferecidas 200 vagas, e os participantes receberão certificado.

De acordo com Gilmara Sodré, subcoordenadora da Visa, o objetivo do curso é o de ofertar a educação e a prevenção em saúde, a fim de minimizar os riscos de contaminação dos alimentos, evitando assim surtos/ doenças de origem alimentar, fomentando uma maior segurança para todos. Por meio do treinamento, serão abordados temas como Boas Práticas de Fabricação e Manipulação dos Alimentos; Exigências Sanitárias para Venda de Alimentos; Qualidade da Água para Consumo; Qualificação dos Fornecedores; Principais Irregularidades Encontradas nas Inspeções Durante os Carnavais e Festas Anteriores, dentre outros.

O treinamento para comerciantes de balcão terá como facilitadores Gilmara Sodré – nutricionista e subcoordenadora da Visa, especialista em Inspeção e Segurança dos Alimentos pela UFBA e Especialista em Gestão de Vigilância Sanitária pelo Sírio Libanês; Gilane Miranda – bióloga, fiscal de controle sanitário, mestra em Ecologia e Biomonitoramento pela UFBA; Carolina Lima – nutricionista, fiscal de controle sanitário e chefe do Setor de Produtos e Estabelecimentos de Interesse à Saúde; Francesca de Brito – terapeuta ocupacional do Cerest Salvador, mestra em Saúde, Ambiente e Trabalho pela UFBA e especialista em Vigilância em Saúde, e Islen Silva Moreira – Terapeuta ocupacional do CEREST Salvador e Especialista em Vigilância em Saúde Ambiental pela UFRJ.