Ações deflagradas pelo Centro de Controle de Zoonoses resultaram na redução de 96% dos casos das arboviroses na cidade em 2021

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, inicia a distribuição de capas para cobertura de caixas d’água na capital. Os materiais serão distribuídos pelos agentes de combate às endemias nas localidades da cidade onde há maior incidência de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Nesta terça-feira (19), os agentes de combate às endemias distribuirão o material na localidade de Pau da Lima, a partir das 8 horas. Os percorrerão as ruas do bairro com visitas casa a casa para verificar as residências que encontram-se com o local de armazenamento de água sem tampa.

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde de Salvador, Andréa Salvador, as caixas d’água destampadas estão entre os principais pontos dentro das residências que servem como criadouros do mosquito.

“A instalação da tela de proteção para a cobertura de caixas d’água representa uma medida eficaz para diminuir possíveis locais de criadouros. Na rotina das inspeções de rotina feita pelos agentes de combate às endemias, notamos que as caixas d’água são um dos principais pontos com focos do mosquito”, explicou Andréa Salvador.

Redução dos casos

Entre janeiro e outubro deste ano foram notificados 993 casos de dengue, zika e chikungunya, uma redução de 96% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 24.113 ocorrências das arboviroses.

Mutirões e aplicação de inseticida

Conjuntamente com a ação de distribuição das capas para caixas d’água, essa semana contará também com os mutirões de limpeza com colaboração da população, na quarta (20) e quinta-feira (21) nos bairros da Estrada das Barreiras e Tancredo Neves, respectivamente.

As equipes do CCZ também intensificarão a aplicação de inseticida em cemitérios públicos e particulares, entre 18 a 22 de outubro. Além de tratar os canais de esgoto da cidade com larvicida biológico.