Ao acessar a página da SMS na rede social instagram, através do endereço: @smssalvador, ou no site da pasta, os usuários têm acesso ao material didático produzido

Nesta segunda-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Campo Temático da Saúde da População LGBT+, promoveu nas redes sociais e site da pasta, um material didático e educativo, de cunho informativo, acerca dos mitos e verdades sobre a saúde de mulheres lésbicas. A iniciativa aponta para o combate à lesbofobia no Sistema Único de Saúde (SUS), e reafirma o compromisso da gestão municipal em promover informações e conteúdo que possibilitem uma maior compreensão do assunto entre profissionais da saúde e a sociedade em geral.

Ao acessar a página da SMS na rede social instagram, através do endereço: www.instagram.com/smssalvador, ou www.saude.salvador.ba.gov.br, os usuários têm acesso ao material produzido, com o objetivo de esclarecer mitos e verdades sobre questões de saúde das mulheres lésbicas, promovendo reflexões relevantes, a exemplo da diferença entre identidade de gênero e orientação sexual; supostos padrões e maneiras “corretas” de ser lésbica; questões relativas à maternidade; práticas sexuais e consultas de saúde; riscos de infecções sexualmente transmissíveis, além de outras questões de saúde que requerem cuidados prévios e acompanhamento pela rede SUS.

De acordo com Erik Abade, técnico de referência do Campo Temático Saúde da População LGBT+ da SMS, a iniciativa faz parte de uma série de ações elaboradas estrategicamente para ampliar o acesso de mulheres lésbicas aos serviços de saúde e combater os diversos preconceitos contra a população LGBT+. “Neste caso, focamos nos esclarecimentos de questões inerentes às mulheres lésbicas, pois entendemos a importância do combate à lesbofobia no SUS não apenas no dia da visibilidade lésbica, senão durante todo o ano”, salientou. Além disto, o gestor destaca que a internet é uma maneira democrática de acesso da população à informação, e que através dela é possível chegar em muitos lugares, derrubando diversas barreiras, inclusive as geográficas.

Visibilidade lésbica
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado anualmente em 29 de agosto no Brasil. A criação desta data tem como principal objetivo focar na luta pelo combate à lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas, contra o machismo e outras formas de preconceito e opressão. Nesse sentido, bem como em alusão ao mês da Visibilidade Lésbica, comemorado em agosto, a SMS, através do Campo Temático Saúde da População LGBT+, realizou no último dia 09, uma roda de conversa virtual sobre os cuidados à saúde sexual de mulheres cis, lésbicas e bissexuais, contando com a participação de 172 pessoas entre profissionais de saúde da SMS e público externo.
Em casos de discriminação, é possível denunciar, através da Ouvidoria Salvador no telefone 156; da Ouvidoria SUS, no 136; e Disque Direitos Humanos, por meio do disque 100. Além do observatório permanente da descriminação racial LGTB+, por meio do contato 71 98622 5464 e www.reparacao.salvador.ba.gov.br.