Equipes atuarão ininterruptamente até a Quarta-feira de Cinzas nos circuitos oficiais da festa

Para garantir o atendimento imediato de vítimas de traumas faciais durante o carnaval de Salvador, cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofaciais atuam ininterruptamente nos circuitos oficiais da festa. Os profissionais operam com equipes móveis para cobrir os circuitos.

“Os cirurgiões ficam de prontidão, em regime 24 horas, durante toda a festa. Permanecemos em postos estratégicos e quando há necessidade de atendimento em algum módulo assistencial, nos deslocamos de forma ágil com as motolâncias do SAMU. Tudo isso para garantir uma assistência rápida em todos os circuitos da folia”, explicou Antônio Lucindo, cirurgião que coordena as equipes de intervenções bucomaxilofaciais no Carnaval.

De acordo com Antônio Lucindo, os procedimentos realizados de forma ágil no próprio circuito da folia, contribuem para reduzir em até 90% os riscos de deformações faciais irreversíveis nos pacientes.

“A atenção prestada no momento do trauma é muito importante. Além de diminuir os riscos para o paciente, reduzindo em até 90% as chances de deformações faciais irreversíveis, diminui também os custos do Sistema Único de Saúde com hospitalização, uma vez que na maioria dos casos não há necessidade de transferência para emergências, com a resolução da ocorrência no próprio circuito da festa”, afirmou o especialista.

Após o procedimento, os casos mais complexos são encaminhados para uma das unidades da rede de hospitais públicos e privados para acompanhar a evolução do quadro clínico, já que estabilização de um trauma pode durar até 60 dias.

Entre às 05 horas da segunda-feira (20) até as 05 horas desta terça-feira (21), os Módulos Assistenciais à Saúde montados pela Prefeitura de Salvador nos circuitos oficiais contabilizaram 34 intervenções bucomaxilofaciais, uma redução de 73% quando comparado ao mesmo período de 2020.