A partir desta segunda-feira (30), o Centro Histórico de Salvador passa a contar com um novo posto de saúde. Localizado na Avenida J.J. Seabra, o Centro de Saúde Pelourinho garantirá a oferta de serviços de atenção integral, desde o recém-nascido ao idoso, através do atendimento médico, enfermagem, odontológico, serviço social e nutrição. A unidade foi entregue hoje pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Saúde, Leo Prates.

Com essa inauguração, o equipamento que funcionava por mais de 20 anos na Rua do Bispo, no Pelourinho, foi desativado, pois tinha uma estrutura física que não era adequada à demanda. A nova unidade, por exemplo, conta com dez consultórios médicos, enquanto na antiga existiam sete, e atenderá a cerca de 800 pessoas por dia através da atuação de uma equipe multiprofissional.

O prefeito destacou que o novo posto de saúde se complementa ao processo de requalificação do Centro Histórico e valorização da região da Baixa do Sapateiros. “Aqui, por exemplo, no terreno vizinho, está sendo construído o Mercado de São Miguel, que vai ser uma obra importante pra região. Em poucos dias iremos inaugurar a nova sede da Fundação Gregório de Mattos e novo Espaço Boca de Brasa. Também faremos revitalizações nos terminais da Barroquinha e Aquidabã, que serão modernizados e passarão a oferecer lazer e serviços. A perspectiva é de transformação completa”, lembrou o prefeito.

ACM Neto ressaltou ainda que a recém-inaugurada unidade já começa a funcionar com oito médicos e com demanda aberta, inclusive realizando atendimentos para pessoas em situação de rua. “Mais do que fazer obras, nossa função é cuidar da vida das pessoas. Por isso, a saúde é prioridade, e a expansão da atenção básica de Salvador reforça isso. Saímos de menos 18% para chegar a praticamente 50% de cobertura. Nas partes mais carentes chega a ter 100%”, acrescentou.

Assistência – O Centro de Saúde Pelourinho prestará assistência para a população do Pelourinho, Baixa dos Sapateiros e Barroquinha, onde as atividades realizadas pelos profissionais têm foco na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação das doenças mais frequentes, bem como na manutenção da saúde da população assistida.

O posto conta com uma equipe formada por médico clínico, ginecologista, pediatra, enfermeiro, dentista, nutricionista, assistente social, técnico de enfermagem, auxiliar / técnico de saúde bucal, sendo que o atendimento poderá ser prestado na própria unidade de saúde, no domicílio quando necessário, ou em outros equipamentos sociais da comunidade. Também serão ofertados na unidade os programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.

“Essa nova unidade é cara de Salvador. Ela é aprazível e estruturada para receber as pessoas. Fica num ponto onde é muito mais fácil de chegar porque dispõe de inteira mobilidade e transporte”, frisou o secretário Leo Prates.

Texto: SECOM