Secretaria Municipal da Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza ação de combate e controle à disseminação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya.

O ‘Plano Verão sem Mosquito’ acontece nas localidades com maior incidência de infestação do mosquito de acordo com o levantamento de índice realizado pelo setor.

Nesta segunda-feira (17) foi realizada a aplicação do inseticida UBV Costal nas ruas da Baixa do Dendê, em Itapuã.

O CCZ está intensificando as ações de prevenção e combate ao Aedes durante a estação, que é a época onde ocorre um aumento da sua proliferação devido ao calor e a ocorrência de chuvas rápidas.

A capital baiana registrou uma redução no número de ocorrências das doenças, entretanto a subcoordenadora das Ações de Combate e Controle das Arboviroses, Cristina Guimarães alerta à população sobre os cuidados para que o mosquito não encontre água parada para a sua reprodução, sobretudo, neste período.

É importante a colaboração e conscientização da população, de modo que cada cidadão ajude a evitar a reprodução do mosquito transmissor, tampando tonéis e caixa d’água, mantendo as calhas sempre limpas, ocorrendo a necessidade do armazenamento de água potável, utilizar cobertura nos reservatórios, sempre lavar as bordas dos pratinhos de plantas ou outros recipientes que contenham água, com sabão e escova/bucha, e descartar adequadamente o lixo”, destacou.

As atividades de inspeção e controle do Aedes serão realizadas semanalmente em diferentes bairros de Salvador.