Ação faz parte do Plano Verão Sem Mosquito e visa impedir a plorferação do mosquito que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya.

Visando garantir a saúde da população e visitantes do município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará realizando nas próximas segunda e terça-feira (26 e 27) hotéis, pousadas e outros estabelecimentos do seguimento, além da arena Daniela Mercury, onde acontecerá o Festival da Virada de Salvador.

A ação tem como objetivo fiscalizar e tratar os pontos críticos eliminando os focos e criadouros dos vetores, evitando assim o crescimento dos casos das arboviroses, como a dengue, chikungunya e zika vírus. A operação faz parte do Plano Verão Sem Mosquito, que começou em setembro deste ano e seguirá até março de 2023. Neste período foram desenvolvidas ações integradas e multidisciplinares com outras secretarias para garantir a segurança da população.

De acordo com Isolina Miguez, coordenadora do CCZ, o plano acontece como um ato preventivo em combate ao período sazonal propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor destes tipos de doenças (já que o verão é o período onde existe maior elevação da temperatura e com muitas pancadas de chuva de forma simultânea).

Decio Martins, Secretário Municipal da Saúde, explica que “a ideia é fortalecer as ações realizadas diariamente pelos nossos agentes de endemias em locais específicos, de grande circulação de pessoas, como estações de metrô, ônibus, terminais marítimos e espaços para eventos. O Réveillon fecha o ano de 2022, um ciclo de ações realizadas em prol da saúde coletiva de nossa população. Prosseguiremos em 2023 com a mesma determinação para que Salvador possa continuar se destacando como um município preocupado e atuante na prevenção de agravos em nosso país”, afirma.