Visando se antecipar à segurança da população no dia de Finados, em 02 de novembro, a Prefeitura, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), iniciou nesta semana inspeções zoosanitárias, com tratamento de focos de mosquitos e aplicação de inseticida, caso necessário, contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya nos cemitérios públicos e particulares de Salvador.

A medida foi iniciada na segunda-feira (17), e segue até a próxima sexta-feira (21). O trabalho tem por objetivo reduzir os riscos de proliferação do Aedes neste período, que coincide com a chegada do verão, quando os riscos de contaminação aumentam. Unidades a exemplo do Cemitério Campo santo, Cemitério Municipal de brotas, Municipal de Itapuã, e o Cemitério dos Ingleses, estão na agenda de visita de equipes do CCZ, bem como os cemitérios da Ordem de São Francisco, Ordem 3ª do Carmo, e Quintas dos Lázaro. Durante o trabalho, são inspecionadas as estruturas do cemitério, uma vez que normalmente, atraem os mosquitos.

A coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, destaca que todas as unidades de Salvador, públicos ou privados, serão detalhadamente inspecionadas para garantir a segurança da população, em uma data que atrai milhares de pessoas a esses locais. “Estamos preparando os cemitérios para receber o grande público que comparece para homenagear seus entes queridos, o trabalho consiste em inspecionar detalhadamente cada unidade, e procedemos com aplicação espacial de inseticida, para que as pessoas estejam mais seguras ao visitarem os cemitérios”, explica.

O CCZ reforça ainda os cuidados que devem ser tomados pela sociedade civil de combate à proliferação do mosquito, como a eliminação de água parada e limpeza de áreas abertas. Os focos de Aedes aegypti podem ser denunciados através do Fala Salvador, no número 156 ou site www.falasalvador.ba.gov.br.