dengue_carnavalEnquanto os trios elétricos desfilam na avenida, equipes de combate a dengue de Salvador também vão às ruas, só que para continuar fazendo o trabalho de prevenção ao Aedes Aegypti, mosquito causador da doença.

Durante toda esta sexta-feira, primeiro dia de atuação no carnaval do Centro de Controle de Zoonoses, os agentes de combate às endemias fazem inspeções no Centro Histórico, Barra e Rio Vermelho, locais onde foram recebidas denúncias de casos suspeitos da doença. “Nossas equipes vão fazer o bloqueio nessas regiões. É feita a inspeção e definido o raio de ação naquela área. Vamos fiscalizar tudo para evitar a proliferação do Aedes Aegypti”, explica Eliaci Costa, Coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue.

Antes do Carnaval, o Centro de Controle de Zoonoses intensificou as atividades controlando focos e vetores de insetos transmissores de doenças. É neste período que a cidade fica mais cheia, com a chegada dos turistas de toda parte do mundo. E são justamente nos circuitos da folia que há grande probabilidade de existir focos do mosquito. Por isso, a atenção deve ser redobrada para evitar uma epidemia.

Ainda nesta sexta-feira, um trabalho de combate à leptospirose também será feito por equipes do CCZ no Dique do Tororó e Estação da Lapa. Além de realizar a desratização nessas áreas, serão feitas distribuições de cartilhas e panfletos educativos. “Nós já fizemos a desratização em alguns locais dessa região, e agora ao vamos fazer uma avaliação para ver se será necessário um novo trabalho nesses locais”, aponta Eliaci.

Quem quiser entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses para informações e denúncias os telefones são: 3611-7310 ou 3611-7311.