O clima de festa e alegria tomou conta dos moradores do conjunto residencial Coração de Maria, em Cassange. Nesta quinta-feira (18), o prefeito ACM Neto esteve no local para entregar a nova Unidade da Saúde da Família (USF), que terá capacidade para atender cerca de 460 pessoas por dia.

A inauguração do equipamento fez parte da programação do Gabinete da Prefeitura em Ação, que transferiu a gestão municipal para a região administrativa de Itapuã, hoje, e o valor total do investimento é de R$ 1.442.759,85, sendo R$ 659 mil provenientes de recursos federais e o restante do município.

Na ocasião, ACM Neto também inaugurou a praça do Conjunto Coração de Maria, que ofertará lazer e diversão para a criançada, e fez a vistoria da Estrada das Pedrinhas, que fica na localidade.

O prefeito destacou que a construção da USF Coração de Maria atende a uma antiga reivindicação das famílias que residem na região. “Os moradores desejavam um serviço de saúde perto de onde eles vivem. Esse posto vai atender 12 mil pessoas aqui na comunidade, que é muito distante do Centro da cidade. Quando assumi a Prefeitura, esse distrito sanitário tinha apenas 15% de cobertura de atenção básica. Vamos levar a cobertura para 75%”, afirmou.

Serviços – A USF Coração de saúde ofertará serviços de atenção integral, desde o recém-nascido ao idoso, através atendimento médico, de enfermagem e odontológico, contando com atuação de três equipes de saúde da família e três da área bucal. Além disso, serão ofertados no posto serviços de atenção integral nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.

A unidade também disponibilizará serviços de curativo, vacinação, visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e exames ofertados no distrito sanitário, dispensação de medicamentos básicos e confecção do cartão SUS (2ª via).

Escola – Em fevereiro de 2018, a Prefeitura inaugurou no conjunto uma escola com 700 metros quadrados de área construída, que possui 10 salas de aula e capacidade para atender mais de 250 alunos nos segmentos Educação Infantil (grupos 2, 3, 4 e 5) e 1º ano do Ensino Fundamental. Além disso, uma série de vias da localidade receberam pavimentação e asfalto. “Nunca um governo municipal esteve tão presente como temos estado em Coração de Maria, Ceasa, Jardim Nova Esperança e toda essa região”, acrescentou ACM Neto.

Ainda hoje, o prefeito inaugura uma unidade do CRAS no Bairro da Paz e um campo de futebol em São Cristóvão. Nesse mesmo bairro ainda fará uma vistoria das obras da Avenida São Cristóvão, antes de seguir para entrega de uma praça em Mussurunga. As iniciativas fazem parte da agenda do Gabinete da Prefeitura em Ação.

Texto, Secom

Imagens/ ASCOM SMS