O carnaval está chegando e Salvador já se prepara para a folia. E para colocar o bloco na rua com o máximo de segurança é importante ficar atento às regras. Neste sentido, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância da Saúde (Dvis) e Vigilância Sanitária (Visa) participam de forma conjunta com outros órgãos da prefeitura, da Central Única de Vistoria de trios elétricos e carros de apoio, que funcionará no parque de exposições, nas datas de 06 à 17/02/2023 (segunda a sexta-feira), nos horários de 08:00hs às 16:30hs.

Na Central Única de Vistoria, as equipes técnicas da VISA verificam junto às Entidades Carnavalescas o cumprimento das exigências sanitárias no que se referem às estruturas móveis dos trios elétricos e carros de apoio (serviços de saúde, lanchonetes, sanitários, reservatório de água e dejetos de resíduos, dentre outras atividades), que devem se adequar para o licenciamento no carnaval 2023.

Conforme Andrea Salvador, Diretora de Vigilância à Saúde da SMS, trata-se de mais uma ação preventiva realizada pela Saúde, a fim de assegurar os aspectos técnicos desses equipamentos, visando ampliar a segurança dos foliões e trabalhadores durante o Carnaval de Salvador. “Temos profissionais qualificados e especialistas nas mais diversas áreas trabalhando em conjunto na Central Única de Vistoria, para informar, avaliar, orientar e acompanhar o segmento de trios e carros de apoio, para garantirmos que todos os aspectos técnicos sejam minuciosamente cumpridos. É importante destacar que a VISA é uma parceira desses setores e vem atuando de maneira a consolidar essa união em prol da prevenção, que é sempre o melhor caminho”, considera.

No local, diversos setores e áreas técnicas da Prefeitura estão mobilizadas e trabalham na perspectiva da prevenção de situações de riscos. A SMS faz cumprir o propósito de assegurar que os aspectos de saúde e sanitários sejam verificados nos trios elétricos e carros de apoio, uma vez que exercem papeis importantes no cuidado com a vida daqueles que irão se divertir nos circuitos carnavalescos de Salvador.