A Vigilância Ambiental de Salvador (Visamb), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) não detectou nos cinco dias de folia, irregularidades na potabilidade da água dos estabelecimentos nos circuitos do Carnaval. A intensificação das fiscalizações no período carnavalesco realizou mais de 800 análises da qualidade do insumo distribuído na folia.

O órgão visitou camarotes, módulos assistenciais, hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos e, até o momento, todos respeitaram o nível de coerência no padrão do cloro dentro dos limites estabelecidos. Para incentivar as boas práticas sanitárias e deixar o folião ciente da qualidade de água dos espaços, a Visamb dispensa um selo de acompanhamento para os estabelecimentos.

O coordenador da Visamb, Lourenço Ricardo, explica a ação coíbe surto de doenças como diarreia, cólera, Hepatite A, rotavírus, entre outras. “Nosso trabalho de vigilância e prevenção permite o controle de riscos para garantia de promoção do bem-estar da população que está aproveitando a folia. Esse monitoramento intensificado evita a disseminação de doenças evitáveis, especialmente no momento em que a cidade está com um grande quantitativo de turistas e pessoas aglomeradas”.

A Visamb segue nesta terça-feira (21) com as fiscalizações nas linhas de abastecimento da Embasa que abastecem os principais circuitos do Carnaval e dos bairros, além de centros de acolhimento da Prefeitura. O órgão vai atender também denúncias e realizar investigação de supostos surtos na capital baiana.