Campanhas de Saúde nas Ilhas mobilizam moradores a unir o Carnaval com o cuidado integral durante os dias da folia

Nas Ilhas de Maré, Paramana e Bom Jesus dos Passsos, os serviços de saúde oferecem acolhimento humanizado e funcionarão ininterruptamente no Carnaval

Celebrando o Carnaval nas ilhas, equipe multiprofissional da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu campanhas de mobilização popular incentivando a prevenção e cuidados que os foliões devem adotar durante o período festivo. Os profissionais tomaram as ruas e animaram os moradores das comunidades das Ilha de Maré, Paramana e Bom Jesus dos Passos neste início da festa momesca, numa ação que acontece em parceria entre a SMS e o Instituto Provida – administrador das unidades locais.

As comunidades receberam com alegria e descontração diversas informações para a prevenção contra doenças transmissíveis, a exemplo da importância do uso de preservativos, e incentivo a testagem de sorologia para a identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além disso, as equipes de saúde promoveram diversas dinâmicas para prevenção paz em Paramana.

“Tivemos a preocupação de preparar um carnaval especial nessas localidades, promovendo campanhas educativas na unidade de saúde e também pelas ruas, porque entendemos que a cultura da prevenção e da adoção de hábitos saudáveis de vida são sempre o melhor caminho. Além disso, manteremos o funcionamento durante 24 horas das unidades de saúde das Ilhas, para que possam oferecer ininterruptamente serviços de urgência e emergência, com todo acolhimento, atenção e tratamento devidos”, declarou Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da Saúde. “Curtam e aproveitem mas, com moderação e responsabilidade. O carnaval passa, mas a vida continua e que seja com muita saúde!”, aconselhou.

Os serviços de pronto-atendimento estão funcionando durante 24 horas desta sexta-feira (17), até à quarta-feira de cinzas (22), nas Unidade de Saúde Ilhas de Maré, Paramana e Bom Jesus dos Passos. Nessas localidades, as equipes de saúde estão prontas para atender situações de urgência e emergência, com garantia ao cuidado integral e humanizado para os seus moradores.