A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente terão início na próxima segunda-feira (08) em Salvador As estratégias seguem até 9 de setembro na capital baiana.

No total, 156 salas de vacinas instaladas nos postos de saúde da rede básica soteropolitana ofertarão os imunizantes de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 08 às 17 horas. No total, são esperadas mais de 152 mil crianças menores de 05 anos na estratégia contra pólio e outros 497 mil jovens com idade inferior a 15 anos para atualização de multivacinação.

“Observamos durante esses dois anos de pandemia uma queda significativa das coberturas vacinais infantis em todo país. Isso que faz com que o risco do retorno da poliomoelite seja real. Por esse motivo, estamos convocando todos os pais e responsáveis para a atualização da caderneta de imunização dos jovens com a vacinação de rotina para evitar a transmissão de doenças que são imunopreveníveis em nossa cidade”, explicou Doiane Lemos, coordenadora de imunização de Salvador.

Campanha contra pólio – A meta para a campanha contra a poliomielite é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos que residem no município. Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.
“Ambas as vacinas são seguras. Destacamos a importância de, principalmente, as crianças pequenas tomarem a vacina para que não tenhamos o risco do retorno da circulação do vírus da poliomielite da cidade”, completou Doiane Lemos.

Multivacinação – Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Neste caso, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos.

Confira a lista com as  unidades de saúde:

http://www.saude.salvador.ba.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/campanha_polio_multivacinacao_09agosto2022.pdf