A partir desta segunda-feira (23), o bairro do Imbuí passa a contar com um novo posto de saúde. Localizado na Comunidade de Bate Facho, a Unidade de Saúde da Família (USF) da localidade garantirá a oferta de serviços de atenção integral, desde o recém-nascido ao idoso, através do atendimento médico, enfermagem, odontológico, serviço social e nutrição. O equipamento foi entregue hoje pelo governador Rui Costa, pelo prefeito ACM Neto e pelos titulares das pastas estadual e municipal da Saúde, Fábio Villas Boas e Leo Prates, respectivamente.

“Aqui temos mais uma ação conjunta onde o Estado montou as instalações e a Prefeitura coloca em funcionamento para atender população. Então, neste momento de crise do coronavírus, é importante reforçar a atenção básica. No entanto, vale salientar que não será uma unidade especializada no agravo, mas o importante é reforçar este atendimento, dando esse suporte à saúde preventiva”, disse o governador.

Devido ao cenário de pandemia do Covid-19 e as medidas preventivas adotadas pela Prefeitura, a nova unidade de saúde terá três leitos para atender pacientes com síndrome respiratória aguda, onde seriam instaladas as cadeiras de odontologia. A ação visa resguardar a ala para casos graves que esperam por transferência e desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“É a porta de entrada do sistema de saúde e o trabalho permanente de prevenção. Agora mais do que nunca, já falei com o governador na semana passada, devemos adiantar ao máximo as entregas das unidades de saúde possíveis. Amanhã, vamos entregar mais uma na San Martin, pois os postos de saúde nos dão suporte a todo esse desafio que teremos nos próximos meses de enfrentamento ao coronavírus”, pontuou ACM Neto.

O posto terá a capacidade para atender cerca de 650 pessoas por dia e contemplará aproximadamente 16 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família da região. O atendimento vai iniciar nesta terça-feira (24), com atuação de quatro equipes de Saúde da Família e quatro de Saúde Bucal.

“Uma parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura, colocando a vida das pessoas acima de qualquer diferença ideológica. Além disso, o prefeito decidiu na última semana suspender o atendimento eletivo odontológico e aproveitamos para comprar três macas para dar suporte em casos suspeitos de Covid-19. Toda nossa rede foi treinada para identificar esses casos”, destacou Leo Prates.

Texto: SECOM