A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários; na capital baiana, 993 mil pessoas da população-alvo estão habilitadas

Diferente dos anos anteriores, a mobilização vai disponibilizar as doses para todos os públicos elegíveis, ou seja, não haverá escalonamento. A iniciativa facilita o acesso ao imunizante e abrange o alcance da cobertura no processo de vacinação.

A coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, explica que a intensificação na oferta da vacina visa reduzir as complicações e, consequentemente, internações e óbitos decorrentes das Síndromes Respiratórias Agudas Respiratórias (SRAGs) com os vírus Influenza A e B. “Estamos antecipando nossa vacinação para já prepararmos nossa cidade para o inverno, período de maior incidência da doença. No outono já percebemos os efeitos das chuvas e das baixas temperaturas, o que favorece o risco da circulação de vírus respiratórios que se espalha facilmente de pessoa para pessoa, principalmente, em ambientes fechados. A vacina é a principal ferramenta para, de forma preventiva, favorecer a defesa do nosso organismo”, destacou.

A influenza é uma infecção respiratória aguda que pode ser causada por diferentes tipos de vírus. A vacina é composta por fragmentos dos vírus da influenza, o que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra esses vírus, protegendo o indivíduo. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de cabeça, dor no corpo e fadiga, podendo levar a complicações graves como pneumonia, bronquite e até mesmo à morte.

Para ter acesso ao imunobiológico é preciso, além de levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e um documento com foto, além de apresentar documento que comprove a elegibilidade enquanto grupo prioritário, por exemplo, relatório médico será exigido para o portador de doença crônica.

A documentação completa para os grupos prioritárias está no site saude.salvador.ba.gov.br/. (ACESSE AQUI)

A vacina contra a gripe estará disponível nas 150 salas de vacina do município de segunda à sexta-feira, exceto feriado, das 08h às 17h.

Há também a oferta da dose nos drives: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos – 08h às 16); 5º Centro de Saúde (08h às 16h); Vila Militar (08h às 16h) e nos pontos fixos: Atakadão Atakarejo (Cajazeiras – 09h às 16h); Atakadão Atakarejo (São Caetano – 09h às 16h); Shopping Bela Vista (09h às 16h); Shopping da Bahia (09h às 16h); Shopping Barra (09h às 16h); Home Center Ferreira Costa (08h às 16h) e Estação Mussurunga (08h às 16h).

A lista completa está no site saude.salvador.ba.gov.br.

Duas doses para crianças

As crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) que forem ser vacinadas pela primeira vez contra influenza vão ter o esquema com duas doses. O intervalo é de 30 dias.

Já pequenos que receberam ao menos uma aplicação da vacina contra a gripe em anos anteriores vão receber apenas uma dose.

Grupos habilitados

Para otimizar a ida espontânea dos cidadãos aos postos de saúde, a SMS vai aplicar simultaneamente a vacina contra a gripe e bivalente contra a Covid-19 nos seguintes grupos:

São eles: Gestantes; Puérperas; Idosos; Povos indígenas; Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade e funcionários dessas unidades.

Os grupos convocados para receberem apenas a vacina contra a gripe são: Crianças de seis meses a menores de seis anos; Professores; Pessoas com comorbidades; Forças de segurança e salvamento; Forças armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários.