Funcionará um drive no shopping da Bahia e três pontos: no Salvador Norte Shopping, Bela Vista e Salvador Shopping

Para intensificar a proteção de cães e gatos contra a raiva, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma mais uma edição especial da Campanha de Vacinação Antirrábica em pontos comerciais com alta circulação de pessoas neste sábado (10) e domingo (11). Funcionará um drive-thru no shopping da Bahia e outros três pontos nos shoppings Salvador Norte, Bela Vista e Salvador (horários e locais estão abaixo).

A meta da estratégia é vacina 190 mil cães e gatos na cidade. “Essa iniciativa aos finais de semana facilita o acesso das pessoas que por algum motivo tenham dificuldade de levar os animais durante os dias úteis. Nossa expectativa é obter o mesmo sucesso que tivemos na campanha de vacinação contra Covid-19 e gripe para humanos que, aqui em Salvador, também foi implementada com o sistema drive-thru”, destacou Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004. “A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, finaliza Danielle.

Campanha

A Campanha acontece até o dia 17 de setembro, um sábado, quando será realizado o DIA D de aplicação da dose contra a raiva nos animais.

A oferta da vacina acontece em 100 postos de saúde e com duplas volantes de agentes de endemia que percorrem as ruas da capital de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 08h às 14h. A lista completa dos locais está disponível no site saude.salvador.ba.gov.br e nas redes sociais da SMS, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do CCZ 3611-7331, onde será possível também tirar dúvidas.

Confira a programação do fim de semana

Drive

Shopping da Bahia (estacionamento I, em frente ao Capemi)

Sábado (10): 09h às 16h
Domingo (11): 12 às 17h

Pontos de vacinação

Salvador Shopping (Estacionamento G1 – Setor Verde – Alameda de Serviços)

Sábado (10): 09h às 16h
Domingo (11): 12 às 17h

Shopping Bela Vista (L1 – Alameda de Serviços)

Sábado (10): 09h às 16h
Domingo (11): 12 às 17h

Salvador Norte Shopping (Pet Park – Piso 1)

Sábado (10): 09h às 16h
Domingo (11): 12 às 17h

Orientações para os tutores no sistema Drive-Thru

Os tutores devem levar seus animais dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes.

O ideal que além do condutor do veículo, tenha uma pessoa para conter o animal durante a vacinação

Os animais não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização

A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses animais é aconselhável o uso de focinheira