A atualização permite ao poder público identificar situações de vulnerabilidade sociais vivenciadas pelas famílias e potencializar as ações de enfrentamento

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convoca os beneficiários do Programa Bolsa Família para o acompanhamento das condicionalidades de saúde, exigidos para a manutenção do benefício. A ação segue até o dia 30 de junho e não necessita de agendamento prévio.

Todos os postos da capital recebem os beneficiários do Bolsa Família para atualização da condicionalidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. É obrigatória a apresentação de documento com foto, cartão do programa, caderneta da gestante – no caso das grávidas, e cartão de vacinação das crianças. O não cumprimento do procedimento obrigatório pelo Governo Federal leva ao bloqueio do benefício.

A vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos, reforça a importância da atualização dos dados e destaca o funcionamento do serviço. ”É importante que a população esteja atenta ao cumprimento das condicionalidades para que não ocorra a suspensão do benefício, e que não deixe para última hora, evitando filas e aglomerações. Nossos postos estão abertos todos os dias da semana, permitindo um acompanhamento das famílias de forma cuidadosa” afirmou.

Salvador possui, atualmente, 310.681 pessoas aptas para o acompanhamento das condicionalidades da saúde. Até 30.05.23 foram acompanhados 96.156 beneficiários, o que representa um percentual de 30,95%. O acompanhamento faz parte das diretrizes do programa e está relacionado à realização do pré-natal em gestantes, estado nutricional (peso e altura) de mulheres com idade entre 14 a 44 anos, atualização do cartão vacinal e verificação do estado nutricional (peso e altura) de crianças menores de 7 anos.