Até o dia 30 deste mês, a população feminina em Salvador poderá participar das atividades gratuitas promovidas pela Prefeitura, dentro da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), por exemplo, realiza mais uma semana de encontros dentro da campanha “Outubro Delas”. As atividades voltadas para as mulheres do Instituto Vencendo o Câncer (Ivecam) vão acontecer no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), localizado na Ribeira, nos dias 19, 21 e 23 de outubro, às 9h.

Na oportunidade, mulheres que enfrentam o câncer de mama vão poder compartilhar suas experiências com o público, que também terá acesso às palestras realizadas por profissionais da área da saúde sobre prevenção e sexualidade após diagnóstico de câncer. Para descontrair, o evento será finalizado com música ao vivo.

No dia 30 de outubro, às 14h, no Teatro Escola Jorge Amado (TEJA), na Pituba, acontece mais uma ação de conscientização dedicada para as mulheres surdas do Centro de Surdos da Bahia (Cesba). A iniciativa trará palestras sobre a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama, debates e intervenções culturais com o Grupo Favela de Teatro.

Prevenção – O Multicentro Carlos Gomes, unidade administrada pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac), intensifica durante todo esse mês as ações alusivas ao Outubro Rosa. Durante a estratégia serão realizadas consultas médicas e de enfermagem para exame clínico das mamas, além do encaminhamento de mulheres da faixa etária recomendada para realização de mamografias – de 50 a 69 anos de idade.