Ações têm como foco a educação em saúde e orientações para o público geral atendido pela rede básica municipal

Incentivar a amamentação e ampliar o acesso às informações sobre a importância da prática para o desenvolvimento físico e emocional da criança: esse é o objetivo do Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando uma programação com eventos e iniciativas em prol do assunto.

A programação foi aberta na última segunda (15), com o início da 3ª Turma do Curso de Manejo em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar para Agentes Comunitários e demais profissionais de saúde. O curso, promovido pelo Campo Temático Alimentação e Nutrição da SMS (CTAN), está sendo realizado no Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho e tem como objetivo qualificar os funcionários de atenção à saúde. Além da abertura, a turma terá aulas nos dias 19, 23, 24 e 29 e contará com a carga horária de 40h.

Na manhã desta quinta-feira (18), o Campo Temático Saúde da Criança, junto com a Rede Cegonha e o CTAN, realizou uma sessão temática sobre puericultura e amamentação. O evento virtual foi realizado para profissionais de saúde e abordou a importância do ato de amamentar para saúde das crianças, em seu desenvolvimento como recém-nascida até a o processo de crescimento. O encontro teve a participação das Mestras em Enfermagem Tatiana Franco e em Saúde Coletiva Débora Santa Mônica.

Iniciativas para o público

A agenda especial para o mês também é focada no atendimento para as crianças e orientações para seus responsáveis. Às 9h do dia 23, o Multicentro da Liberdade fará o Seminário sobre Aleitamento Materno, tendo como público alvo os pacientes atendidos na unidade. A ação abordará sobre o tema e estará aberto a tirar dúvidas dos usuários em relação à amamentação.

No último sábado de agosto (27) acontecerá, das 8h às 12h, uma programação especial que visa o fortalecimento das ações de cuidado integral à saúde da criança. O “Sábado do Bebê” acontecerá nas Unidades de Saúde da Família (USF) Alto do Cruzeiro, Aristides Maltez, Capelinha de São Caetano e Jardim das Margaridas, e contará com serviços para crianças menores de 06 anos. Dentre estes, estão a atualização do cartão vacinal das crianças; atendimentos clínicos e em saúde bucal; realização do teste do pezinho para recém-nascidos; além do diálogo sobre a primeira infância com os pacientes e acompanhantes.

Demais ações de educação em saúde

Já no dia 25, às 13h, ocorrerá a Roda de Conversa com o tema: “atenção pré-hospitalar ao bebê”, ministrada pelo Doutor em Enfermagem Josielson Costa, para 30 profissionais de saúde, indicados previamente pelos Distritos Sanitários da cidade, que lidam diretamente com esse atendimento especializado. Promovida pela Secretaria, o diálogo vai acontecer no Centro Universitário de Salvador (UNICEUSA), localizado na Av. Jorge Amado, e visa discutir sobre os procedimentos necessários ao cuidar do público infantil na rede de atenção primária à saúde.

Para fechar a grade de programação especial do Agosto Dourado, a Webinar “Saúde do bebê – Desenvolvimento cognitivo e emocional do bebê” irá acontecer no dia 30 às 14h, por meios virtuais. A palestra, que terá a presença da Mestra em Psicologia Clínica Andrea Dórea, é aberta para profissionais de saúde da rede municipal e demais instituições. Para participar, basta se inscrever através do link: https://forms.gle/6UeB1TkCEjbZheT4A. São disponibilizadas 500 vagas.