Proporcionar momentos de lazer, com descontração, interação social, confraternização e alegria, faz parte do cuidado cada vez mais humanizado com a saúde mental. Por isso, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) São Caetano, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta terça (31), uma festa especial de halloween para os acolhidos na unidade.

Na grade de atrações muita música, comidas típicas, brincadeiras, jogos, e é claro, todos usando as fantasias tradicionais, como manda a tradição do halloween. Foram os próprios participantes que, com criatividade e entusiasmo, produziram suas fantasias e maquiagens para distribuir doces e travessuras.

“Essas atividades são essenciais no cuidado com a saúde mental, pois é imprescindível que tenham momentos de reinserção desses acolhidos na vida cotidiana, para além do cuidado técnico e de todo acompanhamento na unidade. Incentivamos e apoiamos essas iniciativas sensíveis às necessidades dos assistidos, porque entendemos o quanto lhes é positivo e contribui para o cuidado integral e eficaz dessas pessoas”, destaca Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS.

De acordo com Pablo Miranda, gerente do CAPS São Caetano, a unidade tem investido na promoção de atividades de interação, trabalhando também com arte, música, fantasia, teatro e dinâmicas que tornam a assistência mais eficaz e benéfica para os acolhidos. “Temos observado o quanto esses momentos tornam-se exercícios abraçados por todos, com efeitos positivos nessa assistência que ofertamos. A integração, a união entre os acolhidos, e principalmente, os momentos de alegria, são ingredientes indispensáveis para uma melhor qualidade de vida dos usuários desse serviço proporcionado pelo SUS no âmbito municipal”, afirmou.